On-line

Matrículas novas são iniciadas na rede municipal de ensino de Cachoeiro

Primeiro passo é fazer pré-matrícula, preenchendo formulário digital até 25 de novembro
Foto: Montagem/PMCI

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro iniciou o período de solicitação de novas matrículas, para alunos que queiram ingressar na rede municipal de ensino no ano letivo de 2023.

Os responsáveis devem solicitar o pedido por meio de formulário on-line, que está disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), com acesso pelo banner da página principal. O prazo termina em 25 de novembro.

Aqueles que encontrarem dificuldades durante o processo poderão se dirigir à unidade de ensino mais próxima de suas residências para receber auxílio.

Posteriormente, entre os dias 6 e 16 de dezembro, os responsáveis deverão procurar as secretarias das unidades escolares escolhidas para a efetivação da matrícula.

Para isso, será necessário apresentar a declaração escolar da última unidade em que o aluno estudou, contendo a série a ser cursada em 2023. Além disso, também terão de ser entregues cópias atualizadas de: certidão de nascimento, comprovante de escolaridade histórico escolar ou declaração da Unidade de Ensino de origem, exceto para os interessados nas vagas de Maternal I, II, III e IV, ou seja, para alunos de 0 a 3 anos; Cartão de vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela Unidade de Saúde; Laudo médico atualizado, para estudantes com deficiência, salvo quando houver laudo definitivo; Comprovante de residência atualizado (somente conta de energia); CPF do pai, mãe ou responsável legal; CPF da criança ou estudante; Cartão do SUS; Registro individual das aprendizagens do estudante (somente para efetivação de matrícula no Maternal II, Maternal III, Maternal IV, Pré I, Pré II, 1º ano, 2º ano e 3º ano).

Migração de sistema

A Seme adotou o novo protocolo para solicitação de matrículas devido a um estudo de viabilidade, feito em parceria com a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Cachoeiro, para aquisição de um novo sistema de gestão educacional.

“Vamos fazer a migração para uma plataforma mais completa, que vai trazer melhorias como a possibilidade de pais ou responsáveis acompanharem, em tempo real, as informações escolares dos alunos da rede municipal. Estamos sempre buscando soluções tecnológicas que nos ajudem a aprimorar a gestão das nossas escolas e a ampliar a participação e o controle social nas nossas atividades”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.