Moradores do Coronel Borges aprovam mudanças no trânsito do bairro

Alterações são frutos de demandas apresentadas pela comunidade à gestão municipal

Foram concluídas pela prefeitura, na semana passada, as novas alterações no trânsito do Coronel Borges, com o objetivo de restringir o tráfego de caminhões, carretas, bitrens e demais veículos pesados no bairro, uma das entradas da área urbana de Cachoeiro de Itapemirim.

As mudanças são frutos de demandas apresentadas pela comunidade à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), em reuniões promovidas na região, a partir das quais a pasta traçou planejamento viário, fez dois testes e, então, implementou esse plano, por meio de sinalização horizontal, vertical e auxiliar.

Uma das modificações foi feita na rua Edson Carone, no entroncamento com a rua Coronel Borges (próximo à farmácia Principal), onde foi instalada restrição de entrada e saída de veículos pesados. O mesmo ocorreu na ponte João dos Santos Filho (em frente a antiga fábrica de cimento da Nassau), nos dois lados.

Além disso, a rua Dr. Jair de Freitas passou a ser mão única, com estacionamento de um lado, com uma vaga de carga e descarga. Já a rua Desembargador Lourenço, que recebeu sinalização vertical e horizontal, agora é mão única sentido Linha Vermelha.

“Retornamos ao Coronel Borges, após essas intervenções, e os moradores nos disseram que estão satisfeitos com essas mudanças, que, segundo eles, estão trazendo mais tranquilidade para o trânsito do bairro”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Junior.

É o que reforça Lidinalva da Rocha Correia, ao contar que, antes dessas alterações, o prédio em que ela mora balançava, quase sempre, quando algum veículo pesado passava pelas imediações. “Agora, está melhor, principalmente, para as crianças, que podem ir à escola e voltar para casa com mais segurança”, avalia.

Já a moradora Zilá Callegário ressalta que as modificações colaboraram para ordenar o trânsito local. “Era um emaranhado de caminhões. Conheço pessoas que, por causa desse problema, não andavam mais no bairro. Agradeço à prefeitura por tê-lo resolvido”, acrescenta.