Especial - Dia da Mulher

Mulheres representam 65% de servidores públicos municipais de Cachoeiro

Saúde é uma das áreas que concentra maior número de servidoras
Foto: Márcia Leal/PMCI

Dos 5.243 servidores públicos da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, 3.432 são mulheres. Ou seja, elas representam 65% dos funcionários públicos municipais, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

As mulheres estão presentes em diversas secretarias e exercendo as mais diversas funções. Inclusive, 79 servidoras estão em função gratificada – efetivas nomeadas para cargos de confiança – e 183 como servidoras comissionadas, em grande parte, nomeadas para cargos de chefia.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que teve seu volume de trabalho bastante ampliado com a pandemia de Covid-19, é uma das unidades administrativas que mais concentra servidoras.

“A rotina tem sido muito cansativa. Infelizmente, perdi muitos colegas de trabalho para essa doença. Mas, hoje, me sinto feliz por trabalhar com vacinação e ajudar a salvar vidas, é uma sensação de bem-estar muito grande. Gosto muito do que eu faço”, comenta a técnica de enfermagem Fabíola Debona Vieira, de 38 anos.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), que representa outra área muito afetada pela pandemia, também está entre as que mais conta com mulheres servidoras. A volta às aulas com ensino híbrido, inclusive, tem sido um novo desafio.

“Ser professora é algo excelente, mas que traz muitos desafios. Diante de tantos que enfrentei nos anos de profissão, conduzir as aulas de modo remoto, por causa da Covid-19, tem sido o maior, por não compartilhar da companhia dos alunos e de toda rotina com a qual estávamos acostumados. Mas eu tenho esperança de que as coisas vão se acertar, porque essa é uma das dádivas da profissão, a possibilidade de crer num futuro melhor,” afirma Cintia Aparecida Pereira Damacena Souza, professora há 24 anos.

Tem crescido, também, o número de mulheres ocupando funções tradicionalmente vinculadas aos homens. É o caso de Edinete Fraga Mendes, guarda civil municipal há 20 anos.

“Estar num ambiente majoritariamente masculino foi muito difícil no começo. Mas trabalhando com respeito, profissionalismo e competência, nós mulheres estamos conseguindo alcançar lugares que, antes, eram impensáveis. Fico feliz em saber que existem muitas meninas que desejam entrar para área da segurança, pois se sentem muito capazes – e são mesmo”, relata Edinete.

“As mulheres são maioria no Brasil, e isso se reflete no número de servidoras de Cachoeiro. Sabemos que a pandemia tem apresentado grandes desafios para o público feminino, em especial, e que ainda há muito a ser feito em relação à igualdade de gênero. Apesar disso, queremos celebrar as conquistas delas e proporcionar cada vez melhores condições para desempenharem suas funções no serviço público”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Campanha e programação

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março (próxima segunda-feira), a Prefeitura preparou a campanha “Mulher, você pode”, apresentada em cartazes, outdoors, aplicações em ônibus e postagens nas redes sociais que ressaltam a força feminina.

Também foi preparada uma programação especial, lives de roda de conversa e de aula de zumba e oficina voltada para usuárias do Cras do Zumbi.

Confira a programação:

08/03 – 18h30

Local: Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” (ECC), no Ruy Pinto Bandeira

Live: Roda de Conversa: A força da mulher na sociedade”.

Convidadas:

– Marilene de Batista Depes

– Sabina Aleixo

Mediadora: Eluza Xavier

08/03 – 19h30

Live – Aula de Zumba

09/03 – 9h

Local: Igreja São José Operário, no bairro Zumbi

Oficina: “A trajetória da mulher ao longo da história no mundo do trabalho”.

Convidada: Aline de Freitas Dias

Público: Usuárias do Cras