Igualdade de gênero

Mulheres são maioria entre microempreendedores de Cachoeiro

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios.

A data é simbólica e faz parte de uma campanha contra a desigualdade de gênero no mercado de trabalho – e Cachoeiro tem razões para celebrá-la. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, dos 13.694 cadastrados de microempreendedor no município, 7.041 são de mulheres.

Do total de mulheres microempreendedoras, o maior número se concentra no ramo do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 1.165 cadastros nesta área. Em seguida, vem o ofício de cabeleireira, com 985, e a atividade de promoção de vendas, com 414.

“Esses números mostram que Cachoeiro está no caminho certo. Queremos diminuir a lacuna de gênero no empreendedorismo e, com isso, contribuir para o crescimento de pequenos negócios comandados por mulheres, com novas ideias, serviços e produtos”, afirma a subsecretária de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo da Prefeitura de Cachoeiro, Libiana Davel Muniz.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, a maior presença das mulheres nos negócios traz melhorias para a sociedade, para a economia e para as empresas.

“O empreendedorismo feminino desempenha um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres. Além disso, favorece a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras”, finaliza o secretário.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Cachoeiro apoia o empreendedorismo oferecendo uma série de serviços, como formalização como microempreendedor individual (MEI) e acesso a linhas de crédito especiais. A Sala fica no segundo piso do Shopping Cachoeiro, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O telefone de contato é o (28) 3522-4445.