D2 e D1

Mutirão de vacinação contra a Covid-19 continua neste sábado (28)

Ação é voltada para aplicação de segunda dose, mas também atende quem ainda precisa iniciar imunização
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, neste sábado (28), o segundo dia do mutirão de vacinação contra a Covid-19.

Iniciada nesta sexta (27), a ação é voltada aos seguintes públicos: quem está com a segunda dose em atraso ou vencendo no dia do mutirão; pessoas a partir de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose e vacinados com Pfizer e AstraZeneca, com segunda dose marcada para até o dia 12 de setembro, que queiram antecipar a imunização.

As aplicações ocorrerão das 8h às 12h, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) e nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Aquidaban, Amaral, IBC e Paraíso e na do distrito de Burarama.

Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinas e documento de identificação (CPF, RG ou cartão do SUS).

“Estamos realizando esse mutirão com a principal finalidade de estimular as pessoas a completarem o ciclo vacinal. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, a população pode continuar procurando os locais de vacinação para receber a segunda dose, que é fundamental para ampliar a proteção contra o coronavírus. Para as vacinas Pfizer e AstraZeneca, o aprazamento é de 70 dias após a primeira dose. Já para a CoronoVac, deve ser seguida a data marcada no cartão de vacinação”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Ainda de acordo com o secretário, a ação também é importante para incentivar quem ainda não tomou a dose um. “Há ainda muitos jovens que não procuraram os pontos de vacinação. É muito importante que eles busquem se imunizar, o mais rápido possível, para se protegerem e para que possamos alcançar a cobertura vacinal entre os adultos necessária para podermos iniciar a imunização dos adolescentes”, frisa.

Primeiro dia

O primeiro dia do mutirão ocorreu em 32 UBS e na Policlínica Municipal. Eliene Perim Magnol, de 55 anos, esteve presente na UBS do BNH de Baixo, para receber a segunda dose da vacina, e fez um convite para que todos busquem a imunização.

“Estou muito feliz por estar tomando a segunda dose, pois é uma forma de prevenção contra essa doença, que já afetou a vida de tantas pessoas. Então, é muito importante que todos venham se vacinar, para que possamos atravessar, de vez, esse momento difícil”, afirmou.

Pessoas que ainda não haviam tomado a primeira dose aproveitaram a oportunidade para iniciar o esquema vacinal.
“Infelizmente, não me vacinei no período certo do agendamento, então, aproveitei a nova oportunidade. Agora, é esperar e ficar atento para tomar a segunda dose”, afirmou Roberto Acácio Moreira, de 26 anos.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.