Último sábado (19)

Mutirão de vacinação contra a Covid-19 teve quase 1,5 mil doses aplicadas

Ação contou com diversos pontos de vacinação, na sede e no interior do município
Foto: Divulgação/PMCI

O mutirão de vacinação contra a Covid-19 realizado no último sábado (19), em Cachoeiro de Itapemirim, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), resultou em 1.474 doses aplicadas. Desse total, 341 correspondem a vacinação pediátrica.

Na sede do município, a ação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aquidaban, Vila Rica, Village da Luz, Jardim Itapemirim, Zumbi, Amaral, Aeroporto, Paraíso e, também, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. No interior, ocorreu em todas as UBS. Também houve pontos de vacinação nos supermercados Casagrande (Guandu), Perim Center (Caiçara) e Sempre Tem (Coronel Borges) – 375 doses foram aplicadas nesses locais.

Foram disponibilizadas a primeira, segunda e terceira dose para todo o público apto a se vacinar, bem como a quarta dose para maiores de 18 anos com imunossupressão.

O público acima dos 6 anos pode receber a vacina em qualquer um dos pontos disponíveis. Entretanto, crianças de 5 anos sem comorbidades e as de 5 a 11 anos com comorbidades foram imunizadas em uma das cinco UBS destinadas à vacinação pediátrica (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi) ou na Policlínica Municipal.

“O número de vacinados foi bastante expressivo, ainda mais se levarmos em conta que a maioria das pessoas que comparecem estavam com dose atrasada ou eram crianças. O mutirão tem essa importância de dar oportunidade para as pessoas que têm mais dificuldade de buscar a vacinação durante a semana”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação continua durante a semana

A vacinação da primeira, segunda, terceira e quarta dose é realizada rotineiramente em Cachoeiro, de segunda a sexta, das 8h às 15h. O atendimento para pessoas a partir de 6 anos é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Já crianças de 5 anos sem comorbidades e as de 5 a 11 anos com comorbidades devem ser imunizadas em uma das cinco UBS destinadas à vacinação pediátrica (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi) ou na Policlínica Municipal.

Em todos os casos, não é preciso fazer agendamento. Basta comparecer ao local de vacinação portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto, e no caso de crianças de 5 a 11 anos, é preciso que os pais ou responsáveis legais autorizem o procedimento presencialmente ou por meio de termo de assentimento por escrito.