Prédio moderno

Nova escola municipal Olga Dias é inaugurada

Local está pronto para atender até 520 alunos de 0 a 5 anos
Foto: Márcia Leal/PMCI

O novo prédio da escola municipal Olga Dias da Costa Mendes, no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim, teve a sua inauguração oficial na manhã desta sexta-feira (14). O local já está pronto para atender até 520 alunos de turmas de creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos), assim que as aulas retornarem.

Inicialmente, serão atendidas, no novo prédio, apenas as crianças já matriculadas na Olga Dias, que precisaram iniciar o ano letivo em outras escolas da mesma região, depois que a sede provisória da unidade foi afetada pela enchente de janeiro. A inundação também atingiu o novo prédio, atrasando a conclusão da obra.

As obras de construção da escola foram iniciadas em 2017, depois da demolição da antiga estrutura da unidade. O prédio de três pavimentos possui 13 salas de aula climatizadas, sendo que as salas das turmas de creche são equipadas para o banho dos bebês.

A estrutura é totalmente inclusiva, com banheiros acessíveis e rampas ligando os patamares. Abriga, também, lactário; solário; auditório; brinquedoteca; biblioteca; duas cozinhas (creche e pré-escola); refeitórios; lavanderia; salas de informática, de professores, de coordenação e da direção; secretaria; além de pátio e de estacionamento.

No total, a prefeitura investiu R$ 4.507.285,73, a partir de recursos próprios e do governo federal para a área de educação no município.

“A nova escola Olga Dias antederá ao Coronel Borges e aos bairros do entorno também. É uma alegria muito grande para os moradores da região, era uma obra muito aguardada. Agora, temos de zelar para que esse prédio permaneça bem cuidado”, comemorou o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Luiz Gonzaga, Claudio Cesar Alves da Silva.

“Este é um momento importante para a educação básica de Cachoeiro, mesmo que as aulas estejam paralisadas. O novo prédio é moderno e adaptado às necessidades de portadores de deficiência, proporcionando atendimento de qualidade para as crianças”, destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

“Essa nova escola Olga Dias, um marco para a educação em Cachoeiro, soma-se aos diversos investimentos que temos feito em melhorias estruturais e novos equipamentos em todas as unidades de ensino do município”, completou o prefeito Victor Coelho.

Espaços de esporte e lazer

Ainda nesta sexta-feira, foi reinaugurada a quadra poliesportiva Nilo Peterle, anexa à escola Olga Dias, que passou por revitalização. Também está sendo reformada a praça Idalgizo Simão, ao lado da quadra. Nessa região, foram realizadas obras de drenagem, para acabar com os alagamentos em dias de chuva.

Outro espaço de esporte e lazer é construído na rua de trás da escola (Manoel Paiva Sardenberg), onde haverá equipamentos de academia e playground infantil, além de uma quadra de areia que será transformada em um campo com grama.