Nova rodada de reuniões para população participar da construção do novo PDM

Na próxima semana, serão realizados encontros em comunidades na cidade e no interior; nove já aconteceram neste mês

Na próxima semana, a Prefeitura de Cachoeiro promove nova rodada de reuniões voltadas à participação popular no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). São novas oportunidades para quem mora na cidade e no interior colaborar com o trabalho de atualização dessa lei, que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento e usos do solo do município.

De terça (29) a quinta-feira (31), as reuniões comunitárias serão voltadas a moradores do interior – duas por dia, em diferentes locais, conforme cronograma abaixo. Já na sexta (11), serão promovidos dois encontros na sede do município. Elas serão realizadas sempre das 19h às 21h, para permitir que quem trabalha durante o dia possa participar.

A proposta das reuniões é que os participantes entendam em que nível o PDM afeta as suas vidas, debatam o que esperam da cidade e apresentem temas próximos às suas realidades locais.

“Estamos conduzindo o processo de construção do novo PDM de forma bastante democrática. A participação da população é fundamental para nos ajudar a fazer com que a nova lei, com regras que vigorarão pelos próximos dez anos, represente as suas necessidades e expectativas. Por isso, convidamos todos a participarem”, frisa o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri, lembrando que já foram realizadas nove reuniões comunitárias neste mês.

Também é possível contribuir com a elaboração do novo PDM pela internet. No site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), foi disponibilizado o Espaço Plano Diretor, para que a população faça sugestões ao poder público. A página virtual ainda disponibiliza informações, atas e fotos de todas as ações já realizadas do processo de revisão do PDM.

Outras ações

Ainda na próxima semana, a prefeitura realizará outras duas ações do processo de revisão do PDM, também abertas à participação popular.

Na quarta-feira (30), ocorrerá uma reunião temática dirigida a representantes de organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos e serviços sociais, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, das 14h às 17h.

Já na quinta-feira (31), das 15h30 às 18h, no plenário da Câmara Municipal, haverá reunião de validação do diagnóstico e apontamento das diretrizes preliminares para o novo PDM junto ao Conselho do PDM. Além dos conselheiros, participarão representantes da Comissão Técnica de Revisão e Atualização do PDM, do Ministério Público do Espírito Santo, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

Agenda das próximas reuniões comunitárias

Terça-feira (29/10)

Reunião 11
Local e horário: Casa de Retiro Santa Lúcia, em Gironda, das 19h às 21h