Notícias

Prevenção

Novembro Azul: saiba como prevenir e detectar câncer de próstata

Os homens devem buscar atendimento nas UBS para consultar a necessidade da realização de exames
Foto: Márcia Leal/PMCI

O mês de novembro é conhecido, internacionalmente, por ser um período de maior atenção aos cuidados com a saúde do homem.

A campanha Novembro Azul foi criada para mobilizar a população masculina quanto à importância da realização de exames capazes de diagnosticar diversas doenças.

Para dar ainda mais ênfase à causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – foco principal da campanha do Novembro Azul.

Em Cachoeiro, serão realizadas, ao longo deste mês, diversas ações alusivas à campanha, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros pontos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, durante todo o ano, encaminhamentos para que homens possam fazer exame preventivo de câncer prostático.

O Ministério da Saúde recomenda, para homens com mais de 50 anos, a ida ao médico para avaliar a necessidade de um exame. Para homens negros, ou aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se a realização desses exames a partir dos 45 anos.

A Semus orienta que os homens que se enquadram no grupos etários especificados pelo Ministério da Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências, para receber um atendimento com o clínico geral, que irá avaliar a necessidade de encaminhamento para um urologista, no Centro Regional de Especialidades (CRE). O especialista solicitará os exames adequados para o diagnóstico da doença.

“Com o Novembro Azul, buscamos promover a melhoria das condições de saúde da população masculina em nosso município. O foco principal da campanha é a prevenção do câncer de próstata, mas os cuidados com a saúde do homem vão além desse mal. Nossas Unidades Básicas de Saúde estão de portas abertas para atendimento do público masculino e realização dos encaminhamentos necessários”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 65.840 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados a cada ano, entre 2020 e 2022. Quase 16 mil homens perderam suas vidas para a doença nos anos de 2019 e 2020.

Preconceito é barreira para o diagnóstico precoce

O movimento do Novembro Azul surgiu em 1999, na cidade de Melbourne, Austrália, e foi trazido ao Brasil, em 2008, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com outras entidades da área da saúde, objetivando a difusão de ações que incentivem a população masculina a, quando preciso, procurar auxílio médico.

O preconceito envolvendo exames é um dos fatores que mais dificultam o diagnóstico de doenças. Em muitos casos, os homens procuram orientação médica quando o câncer de próstata já está em estágio mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos.

“É muito importante que os homens se libertem de preconceitos e procurem ajuda médica para, se necessário, realizarem exames que podem detectar doenças ainda em estágios iniciais, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido”, frisa o secretário.