Novo contrato para manutenção da frota municipal gera economia

Serviço e chegada de peças ganham agilidade para retorno do veículo ao atendimento

Os veículos usados em Cachoeiro no atendimento público municipal acabam de ganhar novo contrato de manutenção. Passam a ser feitos online orçamento, escolha de empresa e agendamento, em serviços ou entrega de peças. A intenção é diminuir os custos e, ao mesmo tempo, agilizar o trabalho.

Nesse modelo, as empresas que atuam no setor são cadastradas em um portal na internet, contratado pelo poder público. Pela facilidade e transparência da logística virtual, o pedido e a resposta do orçamento ocorrem em uma velocidade muito maior, e o leque variado de fornecedores aumenta a concorrência e as opções de menor preço.

Máquinas, ambulâncias, ônibus escolares, viaturas e outros veículos podem então ser liberados em tempo menor, voltando o quanto antes para as ruas no atendimento aos moradores. O portal que oferece o serviço virtual foi contratado após adesão a registro de preço, e todo o gerenciamento será feito pela Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra).

Dependendo do tipo de serviço, os reparos na frota municipal podem ser feitos por empresas ou pela equipe da prefeitura, que usa como base de apoio os galpões do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo. Distribuidoras e oficinas interessadas em fazer o cadastro no sistema podem entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 3155-5297.

De acordo com o secretário municipal de Gestão de Transportes, Alexandro da Vitoria, o uso do modelo eletrônico foi inspirado em outras prefeituras brasileiras, inclusive capixabas. “Entre as vantagens que teremos está o maior controle na periodicidade das revisões preventivas. Como tudo fica registrado no sistema, ganhamos mais dinâmica no agendamento das datas seguintes. Assim, vamos diminuir as paradas não programadas, por defeitos no veículo, para que o atendimento aos usuários não seja comprometido”.

Queda de preço no orçamento piloto chegou a 64%

Na primeira compra no novo sistema, a economia alcançada chamou a atenção: se fosse orçada com base no contrato antigo, teria valor 64% maior. As planilhas foram apresentadas no início desta semana ao prefeito Victor Coelho.

Porém, os critérios vão além do preço. A partir dos dados que a empresa cadastra no sistema, a prefeitura pode escolher o serviço com base, também, nas necessidades de disponibilidade, localização da empresa, garantia, tempo de execução e modelo do produto.