PMAE/PMGIRS

Novo Plano Municipal de Água, Esgoto e Resíduos Sólidos é finalizado

Audiência pública final ocorreu em agosto; projeto de lei será analisado por conselhos municipais
Foto: Márcia Leal/PMCI

O documento que servirá de base para o Plano Municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMAE/PMGIRS) de Cachoeiro de Itapemirim foi finalizado. O trabalho foi realizado pelo Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa/Ufes), entre o fim de 2019 e o início deste mês de setembro.

Agora, a minuta do projeto de lei do novo plano será discutida nos conselhos municipais de Meio Ambiente e de Saneamento, que deverá ser encaminhada para votação na Câmara Municipal nos próximos meses. A versão sintética do plano pode ser conferida na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/meio-ambiente-semma).

O PMAE/PMGIRS apresenta um conjunto de 15 programas, 48 projetos e 540 ações a serem operacionalizadas, a partir de 2022, em Cachoeiro, nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Entre as metas de curto, médio e longo prazo previstas estão: eliminação do lançamento de esgoto no meio ambiente, por meio do mapeamento e substituição de redes mistas; viabilização de instrumentos de medição da qualidade da água, sobretudo, no interior; mitigação de impactos do lixão desativado do Coronel Borges; ampliação da coleta seletiva de lixo e elaboração de plano de compostagem para destinação de lixo orgânico.

Para conhecer a realidade do município, o Lagesa realizou visitas a 72 comunidades de Cachoeiro. Também foram realizadas 57 reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), bem como eventos virtuais direcionados à população em geral.

A audiência pública final foi realizada, no último dia 18 de agosto, de forma híbrida: com presença de público no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto e transmissão em tempo real pelo canal de YouTube da Prefeitura, em que pode ser assistida na íntegra.

“Todo o trabalho tem sido conduzido com muita competência técnica e com ampla participação social. Cachoeiro tem se destacado em questões relativas ao meio ambiente – um dos itens de maior nota do município no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil – e esse novo plano, certamente, contribuirá para que avancemos ainda mais”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.