Começa sexta-feira (16)

Novo sistema de videomonitoramento permitirá comunicação com cidadãos

População poderá acionar a sala de operação a partir de interfones em oito locais
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima sexta-feira (16), entrará em operação um novo sistema de segurança e videomonitoramento em Cachoeiro de Itapemirim. Uma das vantagens será a possibilidade de comunicação entre cidadãos e a sala de controle do videomonitoramento, quando necessário.

Em seis pontos da região central de Cachoeiro, onde foram instaladas câmeras PTZ, também haverá áudio bidirecional, composto por cornetas e interfones, permitindo a comunicação entre a central de videomonitoramento e as pessoas nas vias públicas, em caso de emergências – como furtos e assaltos, por exemplo.

Totem instalado na rua Capitão Deslandes

As próprias câmeras possuem tecnologia para identificar situações de emergência. A partir dessa identificação, os operadores do videomonitoramento se comunicam com a população e emitem alertas para a Guarda Civil Municipal (GCM).

A mesma lógica vale para os dois totens de segurança instalados em pontos de grande circulação de pessoas. Além do áudio bidirecional, eles possuem câmera 360º e botões de pânico, para que a população possa acionar a sala de controle com mais agilidade.

“A possibilidade de comunicação direta entre operadores de videomonitoramento e cidadãos representa um grande avanço para as ações de segurança pública em Cachoeiro. Além disso, os sistemas de áudio facilitarão a emissão de alertas em outras ocorrências, como enchentes”, destaca o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

Avanço semafórico

Em outros cinco pontos, foram colocadas 26 câmeras para detecção de veículos que avançam semáforos de forma irregular. A infração será registrada e a GCM poderá ser acionada, se necessário.

A sala de controle será operada 24 horas por servidores da Prefeitura de Cachoeiro, os quais estão recebendo treinamento, durante esta semana, da empresa responsável pela implantação do serviço. As demais 40 câmeras que o município já possuía também foram incorporadas ao sistema.

A Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) realizará um trabalho educativo com os condutores antes de iniciar o período de aplicação de multas a quem desrespeitar as regras.

Cerco Inteligente de Segurança

No total, o novo sistema contará com 89 câmeras em 28 pontos diversos da cidade. Uma segunda etapa do processo de implantação abrangerá o Cerco Inteligente de Segurança, com instalação de 15 câmeras capazes de identificar placas de veículos com restrição de furto e roubo em mais sete locais.

Para isso, a empresa responsável pela implantação aguarda autorizações do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para instalar os equipamentos em rodovias que não pertencem ao município. A expectativa é de que as liberações saiam ainda neste mês de julho, para que o trabalho seja iniciado e concluído em cerca de 30 dias.

A Prefeitura de Cachoeiro investirá, no novo sistema, R$ 2.574.364,80, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e um complemento de verba própria. O valor corresponde à contratação anual dos serviços.

Locais das novas câmeras de videomonitoramento (PTZ) com áudio bidirecional:

– Rua Bernardo Horta, Centro, em frente ao Mercado da Pedra.
– Rua Costa Pereira, Centro, em frente ao Banco Brasil.
– Rua Coronel Francisco Braga, Centro, atrás do Posto Nogueira.
– Rua Capitão Deslandes, Centro, início da Ponte de Ferro.
– Rua 25 de Março, Centro, na praça Jerônimo Monteiro.
– Avenida Jones dos Santos Neves, Maria Ortiz, ao lado do Posto Universal.

Locais dos totens com botão do pânico e áudio bidirecional:

– Rua Capitão Deslandes, Centro, ao lado do banco Itaú.
– Entroncamento da rua Professor Quintiliano de Azevedo com a praça Luiz Tinoco da Fonseca, Centro.

Locais com câmeras de identificação de avanço semafórico:

– Cruzamento entre as avenidas Aristides Campos e Jones dos Santos Neves, Quilômetro 90
– Semáforo da avenida Beira Rio (Rodoviária do Interior), Guandu
– Cruzamento entre a rua Eugênio Amorim e a avenida Beira Rio, Guandu
– Cruzamento entre as avenidas Jones dos Santos Neves e Domingos Alcino Dadalto, IBC
– Cruzamento entre as ruas Dona Joana e 25 de Março, Centro