Nova composição

Novos membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional tomam posse

Solenidade de posse foi realizada nesta quarta-feira (24), na sede no Banco de Alimentos
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta quarta-feira (24), uma cerimônia solene marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cachoeiro de Itapemirim (Consean) para o biênio 2024/2025. O evento, realizado no auditório do Banco de Alimentos, reuniu representantes das organizações sociais que irão contribuir ativamente para as políticas voltadas à segurança alimentar do município.

Após processo de avaliação de documentação, as organizações sociais inscritas tiveram a oportunidade de participar da assembleia do pleito, realizada no mês de março. Concorrendo às 13 vagas destinadas a sociedades civis organizadas comprometidas com a segurança alimentar e nutricional, os conselheiros agora eleitos assumem a responsabilidade de representar os diversos setores da sociedade nessa importante questão.

Com mandato de dois anos, e a possibilidade de recondução, os novos membros do Consean têm como objetivo orientar e implementar políticas públicas que garantam o direito básico à alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Para Tatiana de Oliveira Sant’Ana, secretária municipal de Desenvolvimento Social, o Consean desempenha um papel fundamental na articulação e implementação de ações nesse sentido. “A posse dos novos membros renova o nosso compromisso com essa causa tão importante para a comunidade cachoeirense”, destaca.

Durante o biênio de atuação, os conselheiros terão a responsabilidade de exercer o controle social da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, abrangendo iniciativas essenciais como o Banco de Alimentos e programas como o Cesta Verde. Essas iniciativas desempenham um papel crucial no enfrentamento da insegurança alimentar, oferecendo suporte alimentar e nutricional a grupos em situação de vulnerabilidade social.

Tânia de França Padilha Thomaz, servidora que integra o conselho há alguns anos, ressalta a importância do Consean. “Mensuramos a situação de inseguridade alimentar na população de Cachoeiro e com base nos dados obtidos, trabalhamos na captação de recursos, na fiscalização e redistribuição desses recursos aplicados na aquisição de alimentos com o objetivo de, por exemplo, abastecer hospitais filantrópicos e outros serviços sociais, contribuir com a merenda escolar. Além disso, tem uma importância muito grande para os agricultores do município, gerando emprego e renda para o homem do campo”, afirma a servidora.