Balanço

Núcleos e projetos de atividades físicas atenderam mais de 1 mil pessoas em 2021

Atividades foram retomadas no ano passado, após paralisação por conta da pandemia
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os núcleos e de Qualidade de Vida e Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro (Semesp), bem como projetos sociais independentes apoiados pela pasta atenderam em torno de 1.130 pessoas em 2021.

Na parte de Qualidade de Vida, existem 11 núcleos em diversos locais do município, que oferecem atividades orientadas de musculação, ginástica e dança mix, com cerca de 400 usuários. Nos núcleos de Esporte Educacional, que são sete, são oferecidas aulas para crianças nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e judô com 230 alunos, aproximadamente.

Além disso, 19 projetos sociais foram atendidos pela Semesp com apoios diversos, especialmente na disponibilização de transporte. As entidades ofereceram aulas de futsal, futebol e basquete, contemplando 300 crianças e 200 adolescentes.

A Semesp também promoveu duas edições do Seminário para Entidades Socioesportivas, com o objetivo de conscientizar os projetos sociais de esportes e as associações comunitárias sobre a importância de regularizar-se, tanto para a captação de recursos públicos e privados. O seminário resultou em dez projetos e cinco associações de moradores regularizadas.

A Semesp desenvolveu, ainda, uma ação relacionada à divulgação da prática de tênis na escola municipal Luiz Marques Pinto, no bairro Boa Vista. O objetivo é criar um núcleo direcionado a essa modalidade futuramente.

“A oferta de atividades esportivas e de exercícios físicos aos moradores é essencial para a promoção da qualidade de vida, da inclusão social, além da oferta de aprendizado esportivo”, afirma Lilian Siqueira, secretária municipal Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

Bolsa Atleta, revitalização de espaços e realização de eventos

Outra importante ação de incentivo ao esporte da Semesp é o programa Bolsa Atleta, que oferece auxílio financeiro a atletas do município, para que possam continuar treinando e participando de competições. Em 2021, foram 25 atletas de 11 modalidades contemplados, sendo 12 menores e 13 maiores de 18 anos, em um aporte total de R$ 85 mil (dividido em sete parcelas ao longo do ano).

Também é de fundamental importância a revitalização de espaços de esporte de lazer, bem como a construção de novos locais no município. No ano passado, foi finalizada a revitalização da praça Gil Goulart (Independência), que se tornou a “Praça do Ciclista”, e de uma praça no distrito de Coutinho; um campo de areia e um Espaço Viva Mais no Zumbi; uma quadra poliesportiva do bairro Ruy Pinto Bandeira. Houve, ainda, a construção de Espaço Viva Mais em Burarama.

Por causa da pandemia, o número de eventos esportivos foi reduzido, mas Cachoeiro recebeu, em 2021, a Copa ES de Futsal Masculino e a Carlos Germano Cup e Futsal e Futebol. A Semesp também forneceu transporte para 38 equipes e 16 atletas disputarem competições fora do município.

“Cada vez mais, o esporte e as atividades físicas se fazem necessárias para a qualidade de vida da população. Apesar de todos os desafios da pandemia, o poder público municipal fez investimentos importante nessa área no último ano”, comenta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.