Rua Baixo Guandu

Obra de contenção vai prevenir deslizamentos no Zumbi

Três grandes muros serão construídos para estabilizar taludes em erosão
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou, nesta segunda-feira (5), mais uma obra para estabilizar área de risco de deslizamento de terra no município. Na rua Baixo Guandu, no bairro Zumbi, serão construídos três grandes muros para contenção de taludes que estão em processo avançado de erosão.

O investimento para proteção dos moradores dessa área será de R$ 1.139.318,17, com recursos do Fundo Cidades, do governo estadual. Também serão construídas duas escadas para melhorar a mobilidade para moradores.

A obra deve ser concluída em cerca de um ano. Para realização dos serviços, a via está interditada para veículos entre os números 155 e 276.

“Por meio de vistorias, identificamos vários pontos de desestabilização de encostas nesse trecho, o que pode levar a danos na infraestrutura da via, colocando em risco seus usuários e moradores locais. Com essa obra, estamos agindo preventivamente para garantir segurança e tranquilidade a quem vive nessa região”, explica o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli.

Outros investimentos em prevenção

A Prefeitura de Cachoeiro tem ampliado investimentos em obras de prevenção de deslizamentos em áreas de risco.

Além de construir muros de contenção, inovou com a técnica de aplicação de geocomposto, usada nos taludes da rua Jerônimo Ribeiro, no bairro Amarelo. A obra foi concluída em março deste ano. Quase 10 mil metros quadrados de taludes foram revestidos com o material.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), a mesma técnica será aplicada ainda em outras áreas apontadas pela Defesa Civil, totalizando um investimento de cerca de R$ 13 milhões.