Notícias

Oficina ajuda empresas a se registrarem no Cadastro Nacional de Turismo

O encontro será a partir das 14h, no Museu de Ciência e Tecnologia

Nesta quarta-feira (12), Cachoeiro recebe uma oficina para orientar empresas e profissionais do setor de turismo interessados em fazer parte do Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur), gerido pelo Ministério do Turismo. O encontro será a partir das 14h, no Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Coronel Borges.

Para algumas pessoas físicas e jurídicas, o cadastro é obrigatório. É o caso de acampamentos turísticos, agências e guias de turismo, hospedagens, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Para outras, é opcional. É o caso de casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centros de convenções, empreendimento de entretenimento e lazer, parques aquáticos, locadoras de veículos para turistas, apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, prestador especializado em segmentos turísticos, prestador de infraestrutura de apoio para eventos e restaurantes, bares e similares.

Independente da obrigatoriedade ou não do cadastro, a gerente de Turismo de Cachoeiro, Maria Elvira Tavares Costa, afirma que o ideal é que as empresas ligadas à área turística se façam representar na capacitação, uma vez que o cadastro garante benefícios para o setor e para o município.

“Além disso, ao se cadastrarem, essas empresas passam a fazer parte do banco de dados do ministério e poderão receber divulgação gratuita de seus serviços. Nossa ideia é mostrar a importância da participação e dar conhecimentos técnicos que ajudem na inclusão de cada uma no Cadastur”, ressalta.

Para participar do encontro, que é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, basta comparecer.

Nova plataforma

O Cadastur passou por modificações e foi aprimorado para facilitar o cadastro gratuito dos prestadores, para oferecer mais rapidez e agilidade na hora de se inscrever. A nova plataforma está informatizada, ligada diretamente com dados da Receita Federal, o que simplifica a inscrição.