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Atenção, consumidor!

Oito dicas para aproveitar as promoções do início do ano

Dicas são para aproveitar as promoções, sem ter dores de cabeça causadas por compras feitas por impulso
Foto: Reprodução/Web

Muitas lojas, no início do ano, queimam estoques de temporadas anteriores, oferecendo descontos atrativos aos consumidores. Algumas pechinchas que ultrapassam os 50%. Atento às ofertas, o Procon de Cachoeiro dá dicas para quem quer aproveitar as promoções, sem ter dores de cabeça causadas por compras feitas por impulso.

“Nesse período de promoções, os cuidados devem ser redobrados para que os consumidores não sejam enganados”, lembra o coordenador do Procon de Cachoeiro, Luis Guimarães de Oliveira. Quem tiver dúvidas na hora da negociação, pode conferir as dicas ou, ainda, procurar o órgão de Defesa do Consumidor.

Ele funciona, em atendimento presencial, na rua Bernardo Horta, 272, Maria Ortiz, de segunda à sexta, das 12h às 17h.

Confira as oito dicas para aproveitar as promoções de início de ano:

1 – Pesquise para ver se está realmente fazendo o melhor negócio. Os folhetos publicitários, encartes, redes sociais das lojas, entre outras formas de divulgação ajudam a definir melhor a compra.

2 – Não compre por impulso. Já diz o famoso ditado: “A pressa é inimiga da perfeição. Fazer compras de forma apressada pode impedir que você preste atenção aos detalhes.

3 – Fique atento aos anúncios e leia, inclusive, as letras miúdas. Saiba que o fornecedor é obrigado a cumprir toda oferta de produtos que veicular.

4 – Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Além disso, o manual de instruções deve estar em língua portuguesa.

5 – Esteja atento à garantia. Todo produto durável (móveis, roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros) possui garantia legal de 90 dias. Se houver garantia contratual, o produto adquirido deve ser acompanhado de um documento que ateste isso.

6 – No caso de itens vendidos com pequenos defeitos (roupas com manchas ou descosturadas; móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, riscos ou produtos do mostruário), exija que a loja coloque detalhadamente a descrição dos defeitos na nota fiscal, recibo ou pedido. Para os problemas já apresentados, não há garantia. Porém, para novos problemas não descritos, é direito do consumidor ter acesso à garantia.

7 – Confira todos os requisitos para troca, pois não é incomum se deparar com mais restrições no caso de produtos comprados em liquidação de queima de estoque. Se o produto apresentar algum problema que o torne impróprio para o consumo ou uso, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se isso não acontecer, você tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução das quantias pagas com correção monetária. Mas lembre-se que não há garantia legal de troca devido ao gosto, cor ou tamanho. Se isso ficar acordado entre você e o lojista, faça constar na nota.

8 – Observe as condições de pagamento: Antes de comprar qualquer produto é essencial perguntar quais são as opções de pagamento oferecidas pela loja. Caso você opte por algum parcelamento, leia o contrato de financiamento com atenção. O estabelecimento é obrigado a informar os juros aplicados e o total da compra a prazo. É comum que o preço mais vantajoso seja exclusivo para pagamento à vista – e isso é permitido por lei.