Limpeza urbana

Operação de limpeza de córregos começa pelo bairro Santo Antônio

Trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

A prefeitura de Cachoeiro deu início, nesta segunda-feira (14), a uma nova operação de limpeza de córregos. O primeiro a receber o serviço, que integra o novo contrato de limpeza urbana do município, foi o do bairro Santo Antônio.

Do local, a equipe de limpeza retirou grande quantidade de lixo doméstico, plásticos, madeiras, pedaços de móveis e eletrodomésticos e até um capacete. Além do recolhimento de resíduos, foram feitas capina e roçagem mecânica e manual nas margens do córrego.

Os próximos córregos a serem atendidos são, pela ordem, os dos distritos de Itaoca (previsão de início nesta terça-feira) e Gironda, o do bairro Coramara e o Monte Líbano, da comunidade de Salgadinho, no distrito de Soturno.

A operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realiza as vistorias técnicas nos córregos para elaboração do cronograma do serviço.

“Estamos intensificando esse trabalho, com pessoal qualificado e devidamente equipado, para mantermos nossos córregos limpos e bem cuidados. Mas, para alcançarmos esses resultados, precisamos contar com a colaboração das comunidades, que deve eliminar a prática de jogar lixo doméstico e qualquer outro material nesses cursos d’água. Evitando o acúmulo de resíduos nesses locais, estamos inibindo a proliferação de insetos, roedores e prevenindo inundações. Isso significa mais qualidade de vida para as comunidades”, salienta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Reforço também na varrição de ruas

Os novos investimentos da prefeitura de Cachoeiro em limpeza urbana também têm reflexo no serviço de varrição, que foi reforçado com uma nova equipe de garis. Além disso, nos próximos dias, terá início a varrição mecanizada das ruas, inédita no município. Um caminhão com pequenas vassouras e sistema de sucção da sujeira percorrerá as principais vias da cidade, garantindo maior produtividade no trabalho de limpeza.

A população pode solicitar os serviços de limpeza pública pelo telefone 156, da Ouvidoria-Geral do Município.