R$ 2,21 milhões

Operações de microcrédito em Cachoeiro no primeiro semestre já superaram 2019

Maior parte dos estabelecimentos é de comércio de tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados
Foto: Márcia Leal/PMCI

O valor das operações de microcrédito em Cachoeiro, no primeiro semestre de 2020, já superou o acumulado de todo o ano passado: R$ 2,21 milhões, contra R$ 1,725 milhão dos 12 meses de 2019. O número de pequenos negócios contemplados, de janeiro a junho deste ano (303), também é maior que o do ano anterior (212).

Mais de 70% do valor das operações (cerca de R$ 1,5 milhão), realizadas por meio da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, refere-se a três linhas de crédito emergenciais, criadas em 2020, pelo governo estadual. Dessas três, uma delas foi direcionada aos atingidos pela enchente de janeiro e outras duas para auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus.

Dentre as linhas direcionadas para minimizar os impactos da pandemia, a mais procurada é a que oferece até R$ 5 mil, sem taxa de juros, com carência de seis meses para início do pagamento e prazo de até 24 meses para quitar o débito.

A outra linha, disponibilizada em abril, oferece de R$ 200 a R$ 20 mil, com taxas a partir de 0,65% ao mês, carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela e prazo máximo para parcelamento de 30 meses.

Bairros e ramos de atividades

De acordo com relatório da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), as operações realizadas abrangem microempreendedores de dez bairros: Vila Rica, Aeroporto, Independência, IBC, Monte Cristo, Coramara, Gilson Carone, Novo Parque, Paraíso e Aquidaban.

Dos ramos de atividade, o maior número de operações diz respeito ao ramo de comércio de tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados (68).

As outras atividades contempladas incluem: comércio de produtos alimentícios, bebidas e/ou produtos de higiene; serviços de cabeleireiro, manicure, pedicure, tingimento e outros relacionados; atividades relacionadas ao transporte; estabelecimentos de serviços de alimentação; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades jurídicas, contábeis e de assessoria empresarial; fabricação de produtos alimentícios; comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; e comércio de artigos de papelaria e relacionados.

“O microcrédito tem sido uma ótima opção para oxigenar os pequenos negócios de Cachoeiro, neste ano tão desafiador, quando enfrentamos enchente e pandemia. Estamos à disposição para prestar atendimento aos empreendedores”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Atendimento

Em função da suspensão das atividades administrativas em setores da Prefeitura de Cachoeiro (decorrente da situação de risco alto de contágio da Covid-19 no município), a Sala do Empreendedor está atendendo via telefone e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Para dúvidas e informações específicas sobre microcrédito, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (28) 98817-5970 (WhatsApp) ou pelo e-mail nossocreditocachoeiro@gmail.com.

Os empreendedores que precisarem de orientações gerais podem entrar em contato com os servidores da Sala pelo telefone (28) 99945-6013 (WhatsApp) ou pelo e-mail semdec.saladoempreendedor@cachoeiro.es.gov.br.