Atendimento ao cidadão

Ouvidoria-Geral de Cachoeiro compartilha boas práticas em evento nacional

Setor foi convidado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para participar de uma oficina com grandes instituições
Foto: Marcia Leal

Boas práticas da prefeitura de Cachoeiro na área de ouvidoria foram apresentadas em um evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, nesta quinta-feira (10).

A Ouvidoria-Geral do Município compartilhou suas experiências em uma oficina sobre mediação de conflitos em ouvidoria interna que contou com a participação de representantes da Ouvidoria-Geral da União e de grandes instituições, como Petrobras, Banco do Brasil e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O objetivo da atividade foi capacitar os participantes para prevenir ou mediar a resolução pacífica de conflitos no ambiente organizacional, com vistas a desenvolver e manter a sinergia entre as equipes, contribuindo para a maximização dos resultados do trabalho nas organizações.

Cachoeiro foi representado pelo controlador-geral Thiago Bringer e pela ouvidora-geral Kédyma Marques, que relataram a experiência da implantação da rede de ouvidores setoriais na prefeitura de Cachoeiro, por meio do projeto Ouvidoria Humanizada, dedicado à melhoria dos índices de atendimento às demandas dos cidadãos.

“Foi um privilégio termos sido convidados a participar dessa oficina e podermos compartilhar boas práticas com grandes instituições, que têm experiências muito enriquecedoras na área de ouvidoria. Vamos aplicar todo o conhecimento adquirido no processo de melhoria contínua das nossas práticas de ouvidoria, para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população”, frisa Kédyma Marques.

“Ao trocarmos experiências com grandes organizações, além de aprendermos muito, percebemos que estamos no caminho certo, evoluindo de forma consistente para otimizar o atendimento ao cidadão cachoeirense”, avalia Thiago Bringer.

Ouvidorias

As ouvidorias públicas funcionam como ponte entre o cidadão e a Administração Pública. A elas, é possível apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

Uma ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. A partir disso, pode identificar oportunidades de melhorias e propor mudanças aos órgãos que assessoram.

Em Cachoeiro, os munícipes podem entrar em contato com a Ouvidoria-Geral pelo telefone 156, pelo e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br, pelo site da prefeitura (wwww.cachoeiro.es.gov.br) ou ir à sede do setor, que fica Rua Brahim Antônio Seder, 34, térreo, Centro, Ed. Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães. O atendimento por telefone e presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.