Fiscalização

Pandemia: mais de 170 estabelecimentos já foram vistoriados em dezembro

No último fim de semana, 43 denúncias oriundas do Disk Aglomeração foram apuradas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, responsável pela verificação do atendimento às regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia de Covid-19, já realizou 175 vistorias no mês de dezembro. O total de vistorias realizadas desde o início do trabalho, em março, é de 16.228.

As operações de fiscalização são realizadas todos os dias. Nos fins de semana, os trabalhos priorizam a verificação do funcionamento de supermercados, shoppings, bares e restaurantes, por apresentarem um maior fluxo de pessoas. Ao longo da semana, o funcionamento desses estabelecimentos também é monitorado, concomitantemente, aos demais segmentos.

“Nos fins de semana, em razão do maior número de denúncias apresentados no Disk Aglomeração, os trabalhos das equipes visam à verificação de cada uma dessas denúncias”, explica Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

No último fim de semana, foram vistoriados 64 estabelecimentos e apuradas 43 denúncias oriundas do Disk Aglomeração. As ações resultaram em seis notificações expedidas por motivos como aglomeração, funcionamento após o horário autorizado e funcionários sem máscaras de proteção. Já são 15 notificações no mês de dezembro.

O prefeito Victor Coelho comenta a responsabilidade de cada um na luta contra a Covid-19. “Voltamos a lembrar que a pandemia ainda não acabou, por isso é importante que todos sigam as regras de segurança, além de denunciar quem as desrespeita. Vamos focar nesse pensamento para que logo possamos nos juntar, novamente, em segurança.”

Para fazer denúncias de desrespeito às normas restritivas, a população pode recorrer ao Disk Aglomeração por meio do telefone 153, que funciona 24 horas, ou da página cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.