On-line

Período de solicitação de rematrícula nas escolas municipais segue até domingo (28)

Procedimento dever ser feito pelo Portal do Aluno, no site da Prefeitura de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

O prazo para solicitar rematrícula dos alunos das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim se encerrará no próximo domingo (28). Os pais e responsáveis pelos estudantes devem fazer a solicitação pela internet, via Portal do Aluno (www.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno).

Até o início da tarde de desta quinta-feira, 7.771 rematrículas já haviam sido solicitadas, o que corresponde a 44% do total esperado.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) deu início ao período de solicitação nesta quarta-feira (24). Embora o procedimento on-line reserve a vaga do aluno na escola em que ele já estuda, os responsáveis deverão comparecer à unidade, nos meses de janeiro e fevereiro, conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.

Na ocasião, deverá ser apresentada a cópia do cartão de vacina atualizado, acompanhado de declaração expedida pela unidade de saúde, para atualizar os dados cadastrais do estudante e efetivar a rematrícula. Em caso de alunos com deficiência, o responsável terá que apresentar, também, laudo médico atualizado.

A Seme ressalta que, para a efetivação da rematrícula, é imprescindível que os estudantes estejam com a vacinação em dia, o que inclui imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Matrículas de encaminhamento

Estudantes egressos da Educação Infantil e das turmas iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, terão prioridade de vagas, em escolas de sua região geoescolar que disponham de vagas, em relação aos inscritos para matrículas novas. Para isso, a solicitação de encaminhamento para a unidade escolar deverá ser feita, no período de 2 a 5 de dezembro, por meio do Portal do Aluno.

Matrículas novas

Para as matrículas novas, os pais responsáveis deverão fazer a solicitação no Portal do Aluno entre os dias 6 e 12 de dezembro. A efetivação se dará de acordo com cronograma a ser divulgado, posteriormente, levando-se em conta a adequação do fluxo de estudantes dentro da região geoescolar.

Para a efetivação da matrícula nova, deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos:

– Certidão de nascimento.

– Comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração da unidade de ensino de origem (exceto para os interessados nas vagas de Maternal I, II, III e IV, ou seja, alunos de 0 a 3 anos).

– Cartão de vacinação atualizado, acompanhado de declaração expedida pela unidade de saúde.

– Laudo médico atualizado, para estudantes com deficiência, salvo quando houver laudo definitivo.

– Comprovante de residência atualizado (somente conta de energia).

– CPF do pai, mãe ou responsável legal.

– CPF da criança ou estudante.

– Cartão do SUS.

– Registro individual das aprendizagens do estudante (somente para efetivação de matrícula no Maternal II, Maternal III, Maternal IV, Pré I, Pré II, 1º ano, 2º ano e 3º ano).