Plenárias regionais do OP começam nesta sexta-feira (1)

Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim começam nesta semana a definir as obras prioritárias para suas regiões, dentro do terceiro ciclo do Orçamento Participativo. É o início das plenárias regionais, promovidas nas próprias comunidades.

A primeira plenária regional ocorre nesta sexta-feira (1), na escola municipal Monteiro Lobato, no bairro Alto União. O encontro é voltado para a Região 1, composta ainda pelos bairros São Geraldo, Paraíso, Álvaro Tavares (União), Amarelo, Alto Amarelo, Nossa Senhora da Glória e Monte Belo e as localidades de Tijuca e Safra.

Esta etapa é antecedida pelas reuniões preparatórias, que terminaram na última terça-feira (29), no distrito de Córrego dos Monos, para moradores da Região 13.

Nas plenárias, os participantes se cadastram para os cargos de delegado e conselheiro e para terem direito a votar, nesses cargos e nas obras. Dos grupos, saem para votação as sugestões de melhorias mais necessárias em cada bairro. São eleitas inicialmente uma obra para o bairro e outra para a região.

Identificados por números, obras e delegados são apresentados aos demais participantes para a votação final. Os dois delegados mais votados viram conselheiros, desde que não sejam do mesmo bairro.

“A eleição dos delegados é também muito importante. No Orçamento Participativo, além de escolher as obras, os moradores também escolhem seus representantes, que vão acompanhar todo o processo. É uma nova ferramenta de uso dos recursos públicos, que veio para ficar em Cachoeiro”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.

Confira a programação das plenárias regionais:
Credenciamento das 18h às 19h30 e início às 19h (segunda a sexta)
Credenciamento das 13h à 14h30 e início das 14h (aos sábados)

Sexta-feira (1), na escola municipal Monteiro Lobato, no bairro Alto União
Região 1: São Geraldo, Localidade de Safra, Paraíso, Amarelo, Alto Amarelo, Nossa Senhora da Glória, Monte Belo, Álvaro Tavares (União), Alto União, Localidade de Tijuca.

Sábado (2), na quadra esportiva do distrito de Coutinho
Região 11: Burarama, Pacotuba e Coutinho.

Segunda-feira (4), na escola municipal Professora Gércia Guimarães Ferreira, no bairro Village da Luz
Região 4: Abelardo Ferreira Machado, Aquidaban, Alto Novo Parque, Nossa Senhora de Fátima, Bom Pastor, Fé e Raça, Rubem Braga, Village da Luz, Novo Parque.

Terça-feira (5), na escola municipal Professor Deusdedith Batista, no bairro Coramara
Região 7: Gilson Carone, Coramara, Waldir Furtado Amorim, Dr Luiz Tinoco da Fonseca, Central Parque, Marbrasa, Aeroporto, Boa Vista, Rui Pinto Bandeira.

Quarta-feira (6), na escola municipal Galdino Theodoro da Silva (CAIC), no bairro Jardim Itapemirim
Região 8: São Lucas, Boa Esperança, Jardim Itapemirim, IBC, Jardim América, Alto Monte Cristo, Monte Cristo, Agostinho Simonato, Caiçara.

Dia 7 de abril, quinta-feira, na escola municipal Professora Maria do Carmo Magalhães, no bairro Nossa Senhora Aparecida
Região 3: Independência, Alto Independência, Ibitiquara, Ferroviários, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília, Santa Helena.

Dia 8 de abril, sexta-feira, na escola municipal Luiz Pinheiro, no bairro Coronel Borges
Região 2: Presidente Arthur Costa e Silva, Amaral, Baiminas, Arariguaba, Bela Vista, São Luiz Gonzaga, Coronel Borges.

Dia 11 de abril, segunda-feira, na escola municipal Alair Turbay Baião, no bairro Otton Marins
Região 5: Parque Laranjeiras, São Francisco de Assis, Zumbi, Campo da Leopoldina, Basiléia, Nova Brasília.

Dia 12 de abril, terça-feira, na escola municipal Anísio Vieira de Almeida Ramos, no bairro Vila Rica
Região 6: Otton Marins, Estelita Coelho Marins, Maria Ortiz, Vila Rica, Ilha da Luz, Teixeira Leite e Elpídio Volpini (Valão).

Dia 13 de abril, quarta-feira, na escola municipal Teresa de Avelar Picoli, no distrito de Córrego dos Monos
Região 13: Córrego dos Monos, Santa Fé e São Joaquim.

Dia 14 de abril, quinta-feira, na escola municipal Jácomo Silotti, na localidade de Sambra, no distrito de Soturno
Região 12: Gironda, Vargem de Soturno, Gruta, Localidade de Monte Líbano, São João da Lancha.

Dia 15 de abril, sexta-feira, na escola municipal São Vicente, no distrito de São Vicente
Região 10: Itaoca, São Vicente e Conduru.

Dia 16 de abril, sábado, no campus II do Centro Universitário São Camilo – ES, no bairro Recanto
Região 9: Santo Antônio, Guandu, Recanto, Centro, Sumaré e Gilberto Machado.