De manhã e à tarde

Ponto de testagem para Covid-19 retorna à praça Jerônimo Monteiro na segunda (31)

Pessoas com e sem sintomas da doença podem fazer o teste; resultado leva 15 minutos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima semana, o ponto itinerante de testagem para Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro volta à praça Jerônimo de Monteiro, no centro da cidade.

O serviço será realizado de segunda (31) a sexta-feira (4), em dois períodos: pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. Serão distribuídas, nos dois turnos, 300 e 150 senhas de atendimento, respectivamente.

Pessoas com e sem sintomas da doença podem fazer o teste. Quem testar positivo já sairá do local com o atestado médico para cumprimento de período de isolamento.

No ponto, a Semus realiza o teste rápido de captura de antígeno (TRAg), em que há coleta de material pela garganta ou nariz (swab). O resultado aparece em cerca de 15 minutos, com grau de precisão de mais de 90%.

“A praça Jerônimo Monteiro é um dos principais pontos de circulação de pessoas em Cachoeiro. Por isso, é um local de grande importância para nossas estratégias de testagem e imunização. Com o avanço do número de casos de Covid-19, é muito importante que as pessoas busquem realizar o teste para identificar a doença, para que, se necessário, fiquem em isolamento, diminuindo o risco de contágio para outras pessoas”, comenta o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Nesta semana, até esta sexta-feira (28), o ponto itinerante de testagem para Covid-19 esteve instalado na faculdade Multivix, no bairro Independência. Por meio dessa estratégia, já foram realizados mais de 6 mil testes na região central de Cachoeiro, nas últimas três semanas.

Vacina também estará disponível

No ponto de testagem, a Semus também disponibiliza um ponto de vacinação contra a Covid, para atendimento ao público a partir dos 12 anos.

Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação está sendo realizada em cinco unidades de saúde (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi). Para público infantil sem comorbidades, é necessário realizar agendamento pela internet.

Testagem e vacinação nas unidades

A Semus lembra que Cachoeiro oferece testagem a pessoas com sintomas leves de Covid nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h). Nesses locais, são disponibilizados, diariamente, 40 testes para identificar a doença.

Além disso, também são realizados testes nos prontos atendimentos municipais (24 horas), que devem ser procurados somente por pessoas com sintomas respiratórios mais graves, como falta de ar, febre alta e dores intensas.

A vacinação contra a Covid, por sua vez, ocorre de segunda a sexta, das 8h às 15h, nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).