Portal da Transparência de Cachoeiro ganha itens de acessibilidade

Site agora tem ferramentas que o tornam acessível a pessoas com restrições motoras, visuais ou auditivas

A prefeitura de Cachoeiro lançou novas funcionalidades em seu Portal da Transparência para torná-lo acessível a pessoas com dificuldades motoras, visuais ou auditivas.

Atendendo às recomendações de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), o portal passou a conter ferramentas para aumento e redução de tamanho de fonte, controle de contraste e atalhos de teclado.

Além disso, a codificação interna do portal foi revisada para permitir interação com softwares leitores de tela e tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que precisam estar instalados no computador ou outro dispositivo usado no acesso.

“A nossa intenção é que os dados públicos estejam ao alcance de todos, independente de qualquer restrição, seja física ou motora. Com esse upgrade no portal, cumprimos nossa obrigação de permitir que qualquer cidadão, mesmo com necessidades especiais, possa exercer seu direito de conhecer as finanças da prefeitura e poder realizar o controle social”, frisa o secretário de Fazenda de Cachoeiro, Rogelio Amorim.

Mais transparente

Os recursos de acessibilidade agregam melhorias à nova versão do Portal da Transparência da prefeitura de Cachoeiro, que foi lançada há três meses, tornando-o o sexto melhor do Espírito Santo, conforme o ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) divulgado na semana passada – subiu 28 posições em relação ao levantamento de 2015. O endereço do portal é: http://transparencia.cachoeiro.es.gov.br/.

Saiba mais

O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional em que organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a web. Liderado pelo inventor da internet, Tim Berners-Lee e pelo CEO Jeffrey Jaffe, o W3C tem como missão conduzir a World Wide Web a atingir todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo.

Dentre essas diretrizes, o W3C define os padrões desenvolvidos internacionalmente para que as páginas web sejam acessíveis a todos (WCAG 2.0 – Diretrizes de Acessibilidade a conteúdo Web), e que serviram de referência para as funcionalidades implantadas no portal de Cachoeiro.