Nova composição

Conselho Municipal do Meio Ambiente dá posse a novos membros

Cerimônia foi feita no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no bairro Independência
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim (Comamci) realizou a posse dos novos membros do órgão, nesta terça-feira (20). A cerimônia foi feita no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no bairro Independência.

Ao todo, 36 novos conselheiros tomaram posse do importante órgão de controle, que atua na fiscalização e gestão junto à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), das ações e políticas referentes à pasta.

Os membros do Comamci são representantes de entidades e setores como as Secretarias Municipais de Obras (Semo), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Agricultura (Semag), de Educação (Seme), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Polícia Militar Ambiental, do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), da BRK Ambiental, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), do Conselho Regional de Biologia (CRBIO), do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, do Sindicato da Indústria da Construção Civil, da Associação dos Amigos da Bacia do Rio Itapemirim (AABRI), da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (FAMMOPOCI), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Pastoral da Ecologia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,, dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Cachoeiro de Itapemirim e da Organização “Caminhadas e Trilhas”.

“Estamos desempenhando um papel importante na fiscalização e acompanhamento das políticas públicas voltadas para o meio ambiente. É muito relevante a participação das entidades e do poder público nessas ações, excepcionais para o desenvolvimento do município”, expressa o represente da OAB, Elson Pereira Lacerda.

O secretário da Semurb, Victor Galvão Rabbi, explica as atribuições dos conselheiros e a importância que eles têm no recebimento e encaminhamento de denúncias, além de outras tarefas.

“Os conselheiros são pessoas muito importantes para propor normas, diretrizes e procedimentos em relação à proteção, conservação e recuperação de recursos ambientais e proteção ambiental. Propor também atividades de educação ambiental e conscientização; opinar em estudos técnicos sobre unidades de conservação; manter intercâmbio com entidades de defesa do Meio Ambiente”, salienta.