Manoel Simão da Rocha

Praça do distrito de Conduru recebe reforma

Local passará por ampla readequação na infraestrutura e terá novos atrativos
Foto: Divulgação/Projeto

A praça Manoel Simão da Rocha, localizada no distrito de Conduru, em Cachoeiro de Itapemirim, está sendo reformada. A ordem de serviço foi dada em janeiro. As atividades no local, realizadas por empresa contratada após processo licitatório, estão na fase inicial.

O contrato da reforma está sob a responsabilidade das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e Obras (Semo).

A reforma abrange uma ampla readequação na infraestrutura, com melhorias no piso, na acessibilidade e na iluminação. A praça também receberá paisagismo, com plantio de árvores mais lúdicas e coloridas e com espécies nativas da mata atlântica, retomando a identidade paisagística da região.

Também serão construídos avarandados e balcões voltados para a rodovia ES-166, que servirão tanto como proteção, quanto como espaços contemplativos para os moradores. Está prevista, ainda, a instalação de equipamentos como playground infantil, pergolado (abrigo com colunas de madeira paralelas), mesas de jogos e bancos sombreados.

A expectativa é de que a reforma seja concluída em até 120 dias. O valor total é de R$ 169.317,77 sendo que a Prefeitura de Cachoeiro conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal.

“Estamos monitorando as obras, diariamente, para garantir que tudo aconteça conforme o planejado. Em breve, os moradores contarão com mais um espaço público revitalizado e adequado às demandas da população”, afirma o secretário municipal de Obras, Desil Moreira Henrique.

Outros espaços

Nos últimos anos, a Prefeitura de Cachoeiro tem realizado obras de revitalização de diversos espaços públicos de lazer e de práticas esportivas, na sede e nos distritos do município. O próprio distrito de Conduru foi beneficiado com a reforma do Ginásio Poliesportivo Newton Elias Paiva, em 2017, e colocação de quadra de areia, playground e aparelhos de academia em uma área próxima ao ginásio, em 2019.

Também foram revitalizadas, nos últimos meses, as praças: Maurílio Figueira Batista, no bairro Nossa Senhora da Penha Benjamin Silva, no bairro Independência; Coronel Xavier (“Praça da Maçonaria”) e Praça de Fátima, no Centro; Portinari (“Praça dos Macacos”), no bairro Gilberto Machado.

Atualmente, está sendo revitalizada, ainda, a praça Gil Goulart, no bairro Independência, com coordenação das ações pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat).

“Com essas ações, os espaços recebem adequações importantes, como a melhoria da acessibilidade, e a cidade fica mais bonita e agradável, o que contribui para o bem-estar dos moradores”, destaca a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.