Notícias

Defesa do consumidor

Preços dos combustíveis têm queda após fiscalização do Procon

No início do ano, órgão notificou os 42 postos de Cachoeiro a apresentarem informações sobre valores praticados
Foto: Divulgação/PMCI

Consumidores de Cachoeiro de Itapemirim notaram uma significativa redução dos preços dos combustíveis em diversos postos da cidade. A queda se deu após diversas ações fiscalizatórias realizadas pela Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) do município, parte delas para apuração de denúncias recebidas.

O órgão destaca a ação realizada no início deste ano, quando notificou os 42 postos de Cachoeiro a apresentarem informações relativas aos valores praticados nas vendas dos combustíveis em determinados dias, além da justa causa para eventuais aumentos.

“É importante lembrar que é normal haver oscilações nos valores, sendo estes ligados à elevação no preço de compra, frete e demais despesas pertinentes. Contudo, para que haja aumento legal, este deve ser ligado à justa causa. Ou seja: é preciso apresentar motivo plausível do reajuste de preços”, explica o coordenador executivo do Procon, Fabiano Pimentel.

Ele ressalta, ainda, que o trabalho de fiscalização dos postos é feito regularmente, e que os consumidores podem colaborar com esse trabalho denunciando suspeitas de práticas abusivas ao Procon, pelo telefone (28) 3155-5262 ou na sede do órgão (rua Bernardo Horta, 204, Guandu). O horário de funcionamento é das 12h às 17h.

Vale lembrar que o Procon também realiza um rastreio dos valores praticados de gasolina comum, aditivada, etanol, diesel s-10 e diesel comum em todos os estabelecimentos da sede e dos distritos do município. A tabela de preços é divulgada quinzenalmente no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/procon).