Prefeito em exercício autoriza obra do OP no São Geraldo

O investimento em drenagem em Cachoeiro de Itapemirim ganha mais uma obra, desta vez no bairro São Geraldo. Os moradores fizeram o pedido via Orçamento Participativo (OP) e a autorização para início da obra será assinada nesta terça-feira (20) pelo prefeito em exercício Braz Barros, em solenidade às 19h.

Para a assinatura, comunidade e prefeitura se reúnem no pátio da igreja São Geraldo, na rua Herculano Santana. Essa rua e uma ajacente, a Odílio Rizzo, vão receber a nova rede de drenagem, para acabar com os problemas de alagamentos naquela área em dias de forte chuva.

As duas ruas integram uma área de manilhamento antigo para escoamento pluvial, insuficiente para suportar o volume de água, em dias de chuva, do córrego do Amarelo, que passa por ali.

De acordo com o presidente da associação de moradores do São Geraldo, Ronilson Giro Bonandi, em alguns trechos, o nível de água dentro das casas passa de um metro. “Com o anúncio dessa obra, a comunidade está muito feliz e ansiosa. A euforia é grande porque se trata de uma reivindicação antiga, de uma situação que já trouxe muitos prejuízos. Muita gente já perdeu móveis na rua Odílio Rizzo, em residências e no comércio”, lembra.

A obra está orçada em pouco mais de R$ 692 mil e será conduzida pela construtora Premocil. “Nosso governo está promovendo um forte investimento em infraestrutura para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas. Para pavimentar as ruas, por exemplo, e melhorar a qualidade de vida da população, é preciso construir um sistema de drenagem adequado. E quando o pedido vem dos próprios moradores, pelo OP, a obra tem uma relevância ainda maior”, avalia o prefeito em exercício.

Investimento em drenagem chega a bairros e distritos

A obra que a prefeitura autoriza no bairro São Geraldo integra uma série de investimentos em rede de drenagem em Cachoeiro. Uma das mais significativas é que colocou fim aos alagamentos em diversas ruas do bairro Ferroviários, que conta agora com rede pluvial mais ampla.

O principal acesso à área urbana do distrito de Córrego dos Monos passou por obra de rede drenagem e o recapeamento do asfalto, com recursos próprios. No bairro Paraíso, a rua Alberico Rosa recebeu obra feita também com recursos próprios do município, em área próxima a um conjunto residencial.

No bairro Jardim Itapemirim, um conjunto de ruas recebeu serviços de drenagem e pavimentação, graças a uma parceria entre prefeitura de Cachoeiro e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).