Compra Direta

Prefeitura abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura

Itens comprados serão doados a organizações sociais e famílias em vulnerabilidade
Foto: Divulgação/PMCI

Gerar renda no campo e combater a insegurança alimentar. Com esses objetivos, a Prefeitura de Cachoeiro abriu nova chamada pública para comprar, de pequenos agricultores, alimentos que serão distribuídos a organizações sociais e a famílias em situação de vulnerabilidade do município.

A administração municipal quer adquirir frutas, verduras, ovos e produtos da agroindústria familiar, como queijo, mel, biscoitos e iogurte. Serão investidos, no total, R$ 354 mil, recursos repassados pelo programa estadual Compra Direta de Alimentos (CDA).

Os produtores interessados podem cadastrar propostas de fornecimento de alimentos até 6 de março, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), situada à com sede à rua Agripino Oliveira, nº 60, Independência, (3° andar do prédio do Sindicato Rural). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 14h.

A documentação e as condições exigidas para participação na chamada podem ser conferidos no edital, disponível na área de site www.cachoeiro.es.gov.br/licitacao e na sede da Semdes.

A previsão é de que o resultado das propostas selecionadas seja divulgado no dia 23 de março e que as entregas dos produtos ao Banco de Alimentos da Prefeitura comecem no dia 3 de abril.

Os itens adquiridos vão compor os kits do projeto Cesta Verde, que atende famílias referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, serão encaminhados a hospitais filantrópicos, lares de idosos, serviços de acolhimento de crianças, equipamentos públicos e outras organizações sociais, contribuindo para qualificar e fortalecer as refeições que oferecem aos seus respectivos públicos.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, salienta ainda outro aspecto importante da Compra Direta de Alimentos. “Essa parceria com o governo estadual também foca no fortalecimento de agricultores familiares com perfil socioeconômico específico, como os beneficiários de programas de transferência de renda, mulheres, quilombolas, dentre outros, sempre viabilizando a oferta de alimentação de qualidade para indivíduos que terão acesso a esses alimentos”, destaca.