Prefeitura anuncia novos cortes de servidores contratados

Ação é parte do plano de contenção de despesas anunciado no fim de setembro

Como parte do plano de contenção de despesas anunciado no fim de setembro, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim encerrou nesta sexta-feira (16) o contrato de 77 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Entre os profissionais estão auxiliares de serviços gerais, vigias, recepcionista, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, enfermeiros, fisioterapeuta, médico, nutricionista e dentista.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edison Fassarella, a prestação de serviços está garantida aos moradores nas unidades onde houve os cortes.

“Essas ações de contingenciamento estão sendo feitas com planejamento e cuidado. Remanejamos profissionais e estamos fazendo as adequações necessárias para que não haja falta de atendimento à população”, ressalta.

As mudanças também fazem parte do projeto de regionalização do atendimento na Saúde. “Em Coutinho, por exemplo, a referência volta a ser a unidade e PA de Itaoca, onde temos uma estrutura melhor e equipes suficientes para atender a região”, frisa Fassarella, acrescentando que o trabalho de agentes comunitários de saúde e ambulância 24 horas continuam disponíveis no distrito de Coutinho, que também terá, em breve, uma farmácia regionalizada para distribuição de medicamentos.

O objetivo do plano de contenção da prefeitura é manter o equilíbrio das contas do município, em virtude da perda de R$ 13,6 milhões na arrecadação prevista para este ano. Além da redução de pessoal contratado, são medidas já adotadas a redução do expediente em repartições (para diminuir custos com energia, água e combustível) e a suspensão, em 2016, do Orçamento Participativo e das programações do Carnaval e da Semana do Rei.