Com o Banco do Brasil

Prefeitura assina protocolo de intenções para ter crédito de R$ 85 milhões para obras

Em caso de aprovação, dinheiro será investido em infraestrutura
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim assinou, nesta quinta-feira (11), um protocolo de intenções para a realização de uma operação de crédito com o Banco do Brasil. Com esse procedimento, a administração municipal poderá garantir R$ 85 milhões para obras de infraestrutura, montante a ser devolvido posteriormente com juros baixos e prazo estendido.

Cachoeiro consegue fazer esse tipo de operação por ter, desde 2018, nota “A” em Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação anual realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A nota máxima atesta a boa situação fiscal do município.

Após a assinatura do protocolo, a Secretaria do Tesouro Nacional fará a análise da documentação para dar seu aval à operação. A expectativa é de que o dinheiro chegue ao município no primeiro semestre deste ano.

“A assinatura desse protocolo representa um passo decisivo para a contratação do crédito junto ao Banco do Brasil. Todos os trâmites internos do banco já foram feitos, restando agora a autorização do Tesouro Nacional, o que esperamos que saia em breve”, explica o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Claudio Mello.

“Com esse crédito, a Prefeitura conseguirá investir em infraestrutura, o que deverá se reverter em atração de novos empreendimentos e geração de receita para o município. Cachoeiro tem muito a ganhar com essa contratação”, ressalta o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.

Superintendente estadual do Banco do Brasil, Sinvaldo Vieira dos Santos afirma que o banco tem interesse em apoiar as ações de desenvolvimento do setor público de Cachoeiro e faz elogios à gestão municipal.

“Os negócios com o setor público dependem, previamente, de uma ótima avaliação das contas públicas municipais, e nesse quesito o município de Cachoeiro está muito bem”, comenta o superintendente.

O prefeito Victor Coelho, por sua vez, destaca a importância da operação de crédito para o desenvolvimento do município. “Esse dinheiro será essencial para a realização de obras importantes na cidade, atendendo demandas da população e gerando desenvolvimento”, completa.