Chuva forte

Prefeitura mobiliza equipes para limpeza e desobstrução de vias após temporal da última quinta (1)

Equipes se mobilizam para atender aos chamados
Foto: Patricia Pim/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim registrou uma série de ocorrências relacionadas ao forte temporal no final da tarde da última quinta-feira (1), em que foi observado um acúmulo de cerca de 50 milímetros de chuva em apenas trinta minutos. Em pouco tempo, as equipes da Prefeitura já estavam em campo para atender às demandas dos locais afetados.

Os principais chamados relataram quedas de árvores, causando obstrução de vias e danos nas fiações elétricas. No bairro Jardim Itapemirim, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) está concentrada na desobstrução da rua Tércio do Rosário. Posteriormente, os bairros Parque Laranjeiras e União serão atendidos, com trabalhos também em andamento no bairro São Geraldo. Simultaneamente, outras equipes estão dedicadas à limpeza de vias e espaços públicos, com o emprego de caminhões-pipa.

Além disso, também foram registradas quedas de árvores nos bairros IBC, Aeroporto, Álvares Tavares, Village da Luz, Independência, Recanto, Gilberto Machado, Coronel Borges, Alto Amarelo, na rodovia Cachoeiro x Marapé e no distrito de Gruta.

“Continuamos a receber chamados relacionados às chuvas e estamos mobilizando nossas equipes para responder prontamente. Damos prioridade às áreas com ocorrências mais graves, como vias obstruídas, mas asseguramos que todos os locais afetados serão atendidos o mais rápido possível”, destaca Lorena Vasques, secretária municipal de Manutenção e Serviços.

A população pode solicitar a presença de uma equipe da Prefeitura de Cachoeiro por meio da Ouvidoria Geral, que, nesta sexta-feira (2), atende por meio do Whatsapp (apenas mensagens), no número (28) 98814-3357, de 07h às 17h.

Chamados da Defesa Civil

A Defesa Civil de Cachoeiro também registrou diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas.

Nos bairros Gilson Carone e Nossa Senhora Aparecida, equipes avaliam o risco de queda de dois taludes, enquanto no Agostinho Simonato, foi registrada a queda do muro de uma residência. Nos bairros Monte Belo, Zumbi e Caiçara, casas foram destelhadas em virtude do forte vento. No bairro Vila Rica, uma via foi totalmente interditada.

Ao longo da última quinta (1), o órgão também acompanhou diversos pontos de alagamento na sede e no interior do município, em locais como os bairros Aeroporto, Nova Brasília, IBC, Rui Pinto Bandeira, Gilson Carone, Coronel Borges, Gruta Maria Ortiz e Gilberto Machado.

Na manhã desta sexta-feira (2), o prefeito Victor Coelho convocou uma reunião emergencial com titulares de secretarias municipais para organizar as próximas ações da gestão municipal. “Foi um volume de chuva atípico em pouco tempo, o que resultou em diversos transtornos na cidade, mas estamos mobilizando todas as nossas equipes para atender aos chamados da população e normalizar a situação,” enfatizou o prefeito.

Fale com a Defesa Civil

Em Cachoeiro, os cidadãos podem contatar o órgão por meio dos telefones 199 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) ou (28) 98814-3497 (plantão de emergência, inclusive nos sábados, domingos e feriados).

Descarte irregular gera obstrução do sistema de drenagem

Após o temporal da última quinta-feira (1), equipes da gestão municipal constataram diversos materiais obstruindo o sistema de drenagem da cidade, como lixo e até móveis que foram, incorretamente, descartados. De acordo com técnicos, esses objetos dificultam a passagem da água pelas estruturas subterrâneas, contribuindo para o aumento de pontos de alagamento.

Nesse sentido, a orientação é a de, sempre, realizar o descarte correto de lixo e materiais em desuso ou obsoletos.