Destinação correta

Coleta de vidros e óleo de cozinha para reciclagem vai até sábado (22)

Os vidros serão triturados para formulação de novas embalagens e o óleo de cozinha será reciclado e transformado em sabão e detergente
Foto: Patrícia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro deu início, na segunda-feira (17), a mais uma campanha de descarte correto de vidro e óleo de cozinha usado.

Até o próximo sábado (22), no caso de vidros, moradores poderão realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e de outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

O ponto de coleta está instalado no Centro, em frente à agência do Banco do Brasil. Até esta sexta-feira (21), o horário de funcionamento será das 7h às 19h. Já no sábado, o recolhimento acontecerá entre 8h e 13h.

Os materiais descartados serão destinados a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos. Os vidros serão triturados para formulação de novas embalagens, enquanto o óleo de cozinha será reciclado e transformado em sabão e detergente.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca, ressalta que é muito importante que a população siga as orientações antes de realizar o descarte dos materiais.

“Antes de se dirigir ao ponto de coleta, o cidadão deve tomar algumas precauções, para aumentar a segurança das pessoas que irão manusear os itens descartados, principalmente, em relação aos resíduos de vidro que, quando não armazenados, corretamente, representam sérios riscos aos trabalhadores envolvidos no processo de coleta e reciclagem”, destaca.

Confira as principais dicas

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

Para isso, a melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique, diretamente, em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes.

Orientação para a entrega do óleo de cozinha

Com relação à entrega do óleo de cozinha, a Semma orienta que é importante que o material seja armazenado numa garrafa PET.