Em dois editais

Prefeitura de Cachoeiro inicia liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo

Setor audiovisual é um dos contemplados pelos editais
Foto: Divulgação/Web

No fim da última semana, Cachoeiro de Itapemirim se destacou como um dos primeiros municípios do estado a iniciar os pagamentos dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), ferramenta do Governo Federal voltada para o incentivo à classe artística, em especial, ao setor audiovisual.

O primeiro edital (021/2023) teve 30 projetos aprovados, com um investimento total de R$ 1.175.400,00, voltado para a seleção de projetos audiovisuais; apoio a reformas, restauros e manutenção de salas de cinemas; além de capacitação, formação e qualificação, promovendo, também, cineclubes, festivais e mostras audiovisuais.

Já o edital 022/23 aprovou 48 proponentes, com R$ 480 mil direcionados a iniciativas que abrangem núcleos de produção de conteúdos em várias áreas, como cultura, saúde, direitos humanos, meio ambiente, infância, adolescência e juventude, conhecimentos tradicionais, economia criativa e ações de formação artístico-cultural.

Em Cachoeiro, o plano de ação da LPG foi construído em diálogo com o Conselho Municipal de Política Cultural e com os segmentos artísticos locais, por meio de consulta pública disponibilizada no último mês de maio.

“À medida em que os pagamentos avançam, nossa expectativa é a de que a comunidade cultural do municípo floresça, fortalecendo nossos segmentos artístico com o legado que esses projetos deixarão, gerando um impacto positivo não apenas no presente, mas, também, para as gerações futuras”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

“A celeridade em que colocamos em prática a distribuição desses recursos destaca o comprometimento da gestão municipal com a valorização do nosso cenário cultural. Esse movimento não só reforça a importância da cultura na identidade local, mas, também, injeta vitalidade econômica em um setor que desempenha um papel fundamental na sociedade”, avalia o prefeito Victor Coelho.