Transparência e governança

Prefeitura de Cachoeiro lança Programa de Integridade

Solenidade de lançamento foi realizada na escola municipal ZIlma Coelho Pinto
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta semana, a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou o lançamento do Programa de Integridade – Integra Cachoeiro, voltado para a prevenção da corrupção e fortalecimento da ética no serviço público.

A iniciativa tem como objetivo estruturar um conjunto de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção e remediação de erros, desperdícios, desvios, irregularidades, subornos, fraudes, atos de corrupção, conflitos de interesses e desvios éticos e de conduta, em apoio à boa governança.

Realizado no auditório da Escola Municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários, o lançamento do programa foi aberto ao público e contou com a participação de representantes da gestão municipal e de cidadãos de 16 bairros.

Estiveram presentes moradores do Aeroporto, Agostinho Simonato, Aquidaban, Basiléia, BNH, Burarama, Coramara, Gilberto Machado, Ibitiquara, Jardim América, Monte Cristo, Nova Brasília, Novo Parque, Rubem Braga, São Vicente e Village da Luz.

“Nosso principal objetivo é fortalecer os mecanismos de controle interno dedicados a evitar qualquer ato lesivo que possa comprometer a conduta ética da Administração Pública Municipal”, afirma a controladora geral.

“Com o Programa de Integridade, reafirmamos nosso compromisso de garantir uma gestão pública proba e responsável, que zela pela honestidade, retidão e adequada aplicação de recursos em todas as suas áreas, buscando a maior efetividade dos serviços públicos, em benefício da população”, expressa o prefeito.

O Plano de Integridade da Prefeitura de Cachoeiro é parte do cronograma de ações do Programa Time Brasil, parceria da gestão municipal com a Controladoria Geral da União (CGU), visando o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento do combate à corrupção.

Na sessão “Ética e Integridade” do Portal da Transparência da Prefeitura (transparencia.cachoeiro.es.gov.br), o cidadão pode conferir a íntegra do documento que compõe o plano. Na mesma área, está disponível o Código de Ética dos servidores dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, que foi atualizado em maio deste ano.