"Rota Emoções"

Prefeitura de Cachoeiro lança roteiro turístico em homenagem a Roberto Carlos

Novo roteiro inclui a casa onde o cantor morou e outros oito locais
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, os fãs do cantor Roberto Carlos terão um atrativo a mais para visitar e conhecer a terra de um dos maiores nomes da música brasileira, com o projeto “Rota Emoções”, lançado na manhã desta quarta-feira (19), dia em que o artista completou 82 anos.

Trata-se de um roteiro turístico autoguiado, em que os participantes irão percorrer nove importantes locais que marcaram a vida do Rei, desde a sua infância até os primeiros passos rumo a uma das carreiras artísticas mais bem-sucedidas do país.

Ao visitar a Casa de Cultura Roberto Carlos, local onde o cantor residiu em Cachoeiro, os admiradores do Rei receberão, gratuitamente, um folder contendo o roteiro, com imagens e informações dos pontos turísticos participantes.

Além disso, também será entregue um passaporte, para que os participantes possam colher os carimbos em cada local visitado. Ao completar todos os nove registros, poderão retirar, de forma gratuita, um certificado de fã do cantor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o objetivo do projeto é fomentar o turismo em Cachoeiro e homenagear o artista que projetou o nome do município para o Brasil e para o mundo.

O prefeito Victor Coelho e a secretária da pasta, Fernanda Martins, participaram da cerimônia de lançamento do projeto, realizada na Casa de Cultura Roberto Carlos.

“Roberto Carlos é uma estrela da maior grandeza de nosso município, que encanta e inspira gerações de admiradores. Em cada local que frequentou na cidade, o Rei deixou fragmentos de memórias, que serão remontadas neste roteiro, repleto de histórias e emoções. Convidamos todos os fãs a visitarem Cachoeiro para participarem dessa experiência”, destacou.

“Roberto Carlos é uma parte fundamental de nossa identidade cultural e tem um lugar especial em nossos corações. E é por isso que estamos trabalhando para preservar e promover seu legado em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Projeto para praça

Durante a solenidade, também foi assinado o termo de responsabilidade do repasse de R$ 31 mil do programa de coinvestimento do projeto Fundo a Fundo, do Governo Estadual, para elaboração do projeto executivo de uma praça de convivência ao lado da Casa de Cultura Roberto Carlos.

Na ocasião, também foram entregues os certificados para os proponentes contemplados no edital do programa Fundo a Fundo destinado a investimentos em projetos culturais no município. Representantes da Secretaria de Estado da Cultura participaram das ações.

Roteiro do projeto Rota Emoções

Centro Cultural Museu Ferroviário – Funciona na antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1930, que ligava o sul do Rio de Janeiro a Vitória. Atualmente, o Centro Cultural oferece cursos e oficinas profissionalizantes e de lazer. O local faz parte das memórias de viagens do cantor Roberto Carlos

Casa de Cultura Roberto Carlos – Casa onde nasceu e viveu o cantor até os 13 anos. Atualmente, guarda um acervo com fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fazem parte da história de Roberto Carlos.

Praça Pedro Cuevas Júnior – Nela, está a estátua do cantor Roberto Carlos – “50 anos de Emoções” – cedida à cidade por Angela Borelli, artista plástica e fã do cantor.

Conservatório de Música – A instituição, mais antiga do gênero no Espírito Santo, foi fundada em 14 de abril de 1947. Entre os grandes nomes musicais que frequentaram o local está o cantor Roberto Carlos.

Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha) – Inaugurada em 1882, é um dos pontos de maior visitação turística da cidade. Nela, o cantor Roberto Carlos foi batizado.

Escola Jesus Cristo Rei – Em seus bancos escolares, sentaram-se alunos que se tornaram nomes de destaque em suas áreas de atuação, inclusive, um dos filhos mais ilustres da “Atenas Capixaba”, o cantor e compositor Roberto Carlos.

Rádio Cachoeiro – Primeira rádio de Cachoeiro de Itapemirim, a ZYL-9 tornou-se famosa pelos nomes importantes que passaram por ela – entre eles, Roberto Carlos.

Fábrica de Pios – Fundada em 1903, é a única especializada na fabricação de pios artesanais na América Latina. Produz mais de 40 diferentes tipos de pios que são exportados para muitos países. Era um dos espaços de recreação para Roberto Carlos quando criança.

Acervo de Dona Gersy – Dona Gercy Volpato é considerada a Fã nº 1 do cantor Roberto Carlos, desde a década de 1950, quando o Rei cantava na Rádio Cachoeiro. Ela é detentora de um rico acervo sobre o artista, sendo referência histórico-cultural.

Programação Aniversário do Rei

O lançamento do projeto Rota Emoções faz parte da programação especial da Prefeitura de Cachoeiro em homenagem ao cantor Roberto Carlos.Grande parte das atrações acontece na Casa de Cultura Roberto Carlos. Apresentações musicais, de dança, além da presença de Robson Carlos, cover do Rei, são algumas delas. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/aniversario-do-rei-2023.