No interior

Prefeitura de Cachoeiro mobiliza equipes para atender população afetada pela chuva

Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimentos no interior do município
Foto: Divulgação/PMCI

A fim de prestar assistência às famílias afetadas pela intensa chuva, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro mobilizou múltiplas equipes para atuarem nas áreas atingidas.

Os serviços estão concentrados no distrito de Pacotuba, área ribeirinha localizada próxima às margens do rio Itapemirim, que registra diversos pontos de alagamentos.

Próximo à igreja católica do distrito, duas ambulâncias e dois automóveis dão suporte às equipes multidisciplinares, formadas por médico, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, no atendimento àqueles que de alguma forma se lesionaram ao entrar em contato com a água.

Além disso, a Semus também enviou, à localidade, 40 fardos de água potável e medicamentos de urgência e emergência.

De acordo com a pasta, pacientes crônicos que perderam seus medicamentos devido ao grande volume de água em suas residências podem buscar atendimento para ser realizada a reposição.

“É importante evitar qualquer tipo de contato com a água, pois além do risco de contrair doenças como a leptospirose, a pessoa também pode se lesionar com objetos submersos, gerando cortes e escoriações”, orienta o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Assistência social

Além dos atendimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Cachoeiro mobiliza, também, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) no atendimento aos afetados pela chuva. Equipes percorrem as localidades atingidas, dando suporte em assistência social, principalmente àqueles que se encontram em situação de desabrigo.

Na sede da pasta, situada na avenida Nossa Senhora da Consolação, bairro Vila Rica (antiga sede da Viação Flecha Branca), servidores recebem doações das mais diversas naturezas, que serão destinadas às famílias que precisam de assistência, em Cachoeiro e municípios vizinhos. Podem ser doados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, água potável, cobertores e roupas.