Em Vila Velha

Prefeitura de Cachoeiro participa de encontro sobre cidades empreendedoras

Evento contou com participação de gestores públicos de todo o estado
Foto: Divulgação/PMCI

Representantes da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim participaram do I Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras, que foi realizado no Centro de Convenções de Vila Velha. O encerramento aconteceu, nesta quinta-feira (16).

O evento, que teve início na última terça (15), foi direcionado a gestores municipais, com o objetivo de motivar a gestão pública e a cultura empreendedora para a promoção do desenvolvimento territorial e melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

“Foi um evento com muita troca de experiências e conhecimentos sobre um tema de grande importância para nossa cidade. Quanto mais sólido for o ambiente de negócios em um município, melhores serão os resultados para a economia local”, afirmou o vice-prefeito Ruy Guedes, um dos representantes de Cachoeiro.

Durante o primeiro dia do evento, foram realizados painéis e palestras debatendo as seguintes temáticas: Cidades e Territórios Empreendedores, Gestão Pública Empreendedora e Cultura Empreendedora.

Programa Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi o tema central do segundo dia do encontro. Desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo no Estado (Aderes), o programa já tem adesão de 77 municípios capixabas – entre eles, Cachoeiro, que, assim como os demais, recebeu um troféu pelo reconhecimento à participação.

O foco do programa está na melhoria do ambiente de negócios das cidades, potencializando a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações, desburocratização, entre outras ações.

“Cachoeiro é referência em empreendedorismo na Região Sul, e a atual gestão busca, por diversas frentes, fomentar ainda mais o desenvolvimento dos pequenos negócios, com políticas públicas e ações que incentivem o empreendedorismo”, frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

O I Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) junto com o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo, e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).