Em Jacu

Prefeitura de Cachoeiro promove Festa do Agricultor nesta sexta (28)

Programação terá Mostra de Café, com degustação aberta ao público

O Dia do Agricultor, nesta sexta-feira (28), será celebrado no distrito de Burarama com um evento especial. A partir das 15h, na praça da igreja da localidade de Jacu, a Prefeitura de Cachoeiro promoverá a 1ª Festa do Agricultor, com uma programação temática e diversas atividades.

A festividade será aberta com uma missa de agradecimento pela colheita do café, seguida pela assinatura de acordos de cooperação entre a gestão municipal e organizações de produtores rurais selecionadas em editais de apoio à agricultura familiar. Esses acordos viabilizarão a utilização de um caminhão-baú cedido pelo município e o repasse de R$ 70 mil para a implantação de um empreendimento rural coletivo.

Uma das atrações principais será a 1ª Mostra de Café, na qual os produtos de 20 cafeicultores locais serão avaliados por técnicos da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito (Cafesul), convidados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). Além de receberem certificados, os participantes vão concorrer a um equipamento usado na cafeicultura. O público presente poderá degustar os cafés.

O evento vai proporcionar oportunidade de aprendizado, com uma palestra sobre “Planejamento e Gestão Rural”, seguida por roda de conversa com o empresário do ramo de cafés especiais, Sebastião Giori. Estudantes da Escola Família Agrícola de Cachoeiro também participarão do evento, apresentando uma atividade cultural relacionada à data comemorativa.

A Festa do Agricultor também contará com uma área de venda de produtos da agroindústria de Cachoeiro, proporcionando aos presentes a oportunidade de adquirir itens produzidos localmente.

Para encerrar o evento, haverá música ao vivo com Giovanni Alves e seu Trio Forró Potável, trazendo um clima animado e descontraído para todos os participantes.