Valorização do magistério

Prefeitura de Cachoeiro reajusta piso salarial de professores

Lei será sancionada nos próximos dias
Foto: Divulgação/PMCI

O projeto de lei da Prefeitura de Cachoeiro que reajusta o piso salarial dos professores da rede municipal de ensino foi aprovado, nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal.

A lei será sancionada pelo prefeito Victor Coelho nos próximos dias. Com isso, o salário inicial do professor efetivo com carga horária de 40h passará de R$ 3.309,76 para R$ 4 mil, valor superior ao novo piso nacional da categoria, de R$ 3.845,63. Já os contratados, que hoje ganham R$ 2.886,24, receberão o piso nacional.

Para profissionais com carga horária de 25h, os vencimentos iniciais serão, proporcionalmente, R$ 2,5 mil para efetivos e R$ 2,4 mil para contratados.

Os novos salários serão pagos a partir de setembro, bem como valores retroativos a maio, data-base para reajustes da categoria.

Para conceder o reajuste, a Prefeitura de Cachoeiro fez estudos de viabilidade, considerando impactos financeiros e projeções de receitas do Fundeb, de onde vêm os recursos para pagamento dos profissionais.

“É uma grande conquista do nosso magistério, que passará a ser um dos mais bem remunerados do estado. Com muita responsabilidade, analisamos o cenário fiscal e decidimos por pagar acima do piso nacional aprovado em 2022, a exemplo do que temos feito nos últimos anos”, frisa o prefeito Victor Coelho.

Notebooks

Em Cachoeiro, o magistério municipal também tem sido valorizado com investimentos em novas ferramentas para desenvolvimento das atividades pedagógicas. Em julho, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a entrega de notebooks para todos os professores, para apoio na preparação e realização das aulas.