Projeto AcessoCidades

Prefeitura faz pesquisa qualitativa com usuários do transporte público

Passageiros são abordados por pesquisadores em pontos de ônibus
Foto: Patrícia Pim/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro está promovendo uma pesquisa qualitativa com usuários do transporte público municipal. A ação faz parte do projeto AcessoCidades, realizado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para melhoria das políticas e serviços públicos de mobilidade urbana.

Os pesquisadores iniciaram nesta terça-feira (13) as abordagens aos passageiros, em pontos de ônibus, e concluem a aplicação dos questionários nesta quarta (14).

O objetivo é consultar os usuários sobre aspectos do serviço, grau de satisfação, melhorias desejadas, além de identificar as dinâmicas de deslocamento deles. As informações coletadas vão ajudar na construção do planejamento de ações para qualificar o transporte coletivo.

Oficina participativa nesta quinta (15)
Outras ações do AcessoCidades ocorrem em Cachoeiro, nesta semana, com participação de uma equipe técnica da FNP. A agenda inclui visitas técnicas para análise de melhorias viárias e entrevistas com representantes da sociedade civil e outros setores vinculados às áreas de mobilidade e acessibilidade.

Nesta quinta-feira (15), a população pode participar de um oficina para ajudar na construção de soluções para melhorar a mobilidade urbana no município. Será das 9h às 17h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários (rua João Mota, nº 11). Não é necessário fazer inscrição.

AcessoCidades
Cachoeiro é uma das 11 cidades brasileiras selecionadas pela FNP para receber apoio técnico do projeto AcessoCidades neste ano. Apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália), a iniciativa busca qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades.