Gestão pública

Prefeitura formaliza adesão ao programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União

Iniciativa visa aprimorar ações em transparência, integridade e combate à corrupção
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim formalizou, na tarde desta segunda-feira (26), sua adesão ao Time Brasil, programa da Controladoria Geral da União (CGU), para aprimorar mecanismos de gestão pública e combate à corrupção em estados e municípios. A solenidade de assinatura do termo de adesão foi realizada no Palácio Bernardino Monteiro.

O Time Brasil foi criado em 2018, sendo desenvolvido, até então, como projeto-piloto em locais específicos – esta é a primeira edição em que é oferecido para todo o território nacional e a adesão é voluntária. O programa incentiva o aperfeiçoamento das ações públicas com foco em três eixos: transparência, integridade e participação social.

Cachoeiro é uma das 13 cidades capixabas que aderiram ao programa. Nos últimos meses, um grupo de trabalho vinculado à Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou uma autoavaliação das ações que o município já desenvolve na área e o que precisa ser aprimorado. A partir disso, foi elaborado um plano de ação para ingressar no Time Brasil.

Aprovado pela CGU, o plano prevê ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos. “O próprio município realizará as ações e a CGU dará o suporte. As boas práticas serão divulgadas para poderem ser replicadas em outras cidades”, explica João Tadeu de Castro Batista, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (Naop) da Controladoria-Geral da União no Estado do Espírito Santo.

“A Prefeitura de Cachoeiro tem aprimorado, constantemente, seus mecanismos de controle e transparência. O que estamos fazendo, agora, é trazer um órgão externo de referência como a CGU para potencializar, ainda mais, esse trabalho, implementando os conceitos da integridade na gestão pública e fortalecendo o combate à corrupção”, comenta a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.

“Mais do que cumprir o que determinam as normas federais e estaduais, a Prefeitura Cachoeiro tem buscado aprimorar os seus próprios mecanismos municipais de controle”, destaca o procurador-geral do Município, Thiago Bringer.

“A adesão voluntária ao programa Time Brasil reforça nosso compromisso com uma gestão pública transparente e responsável. Mesmo com todos os avanços que já fizemos nos últimos anos, sabemos que o trabalho precisa ser aperfeiçoado constantemente”, completa o prefeito Victor Coelho.