UQV

Prefeitura implanta Unidade de Qualidade de Vida no Vila Rica

O projeto está atendendo, inicialmente, mulheres hipertensas com mais de 40 anos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro tem uma nova iniciativa com foco na promoção da saúde da população. Nesta terça-feira (19), a Prefeitura iniciou, oficialmente, as atividades da primeira Unidade de Qualidade de Vida (UQV), que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Rica.

Trata-se de projeto piloto para implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de atividades físicas e de lazer e para incentivo à adoção de hábitos saudáveis.

Fruto de parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e de Saúde (Semus), a UQV está atendendo, inicialmente, mulheres hipertensas com mais de 40 anos que moram na região do Vila Rica.

As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, na UBS do bairro, há um mês. Trinta e duas mulheres já foram atendidas com aulas de treinamento funcional e exercícios aeróbicos, que contribuem para melhorar as condições de saúde das participantes.

Agentes comunitários de saúde indicam moradoras da região para participação no projeto, mas as mulheres daquela área que se enquadrem no público-alvo da ação também podem procurar a UBS. Para ingressarem nas atividades, as participantes passam por uma avaliação física.

Segundo a Semesp, a UQV faz parte do projeto Viva Saudável e vai ajudar os participantes a abandonarem o sedentarismo, com incentivos para que permaneçam praticando exercícios físicos e participem dos núcleos esportivos oferecidos pela pasta.

Silvia Barreto, de 57 anos, moradora do Vila Rica, começou a frequentar a UQV e já consegue perceber a melhora na sua qualidade de vida.

“Para mim está sendo maravilhoso. Sou bem atendida e é ótimo para minha saúde. Consigo perceber a melhora no meu estilo de vida; me sinto menos cansada subindo escadas, por exemplo”, afirma.

“O projeto é muito bom, os professores são ótimos e está fazendo muito bem para nossa saúde. Estou participando desde o início e estou gostando muito. É um ótimo incentivo”, avalia a participante Natalina Curti, de 44 anos.

De acordo com a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira, a intenção é expandir a iniciativa para outras regiões, com apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref) e da Faculdade Multivix.

“Com essa ação, os participantes conseguem tratar da saúde física e, também, da saúde mental, já que uma das propostas é incentivar a criação de vínculos e a socialização entre participantes”, ressalta.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, afirma que a UQV é uma nova aliada na prevenção e no controle de doenças.

“Essa fase experimental do projeto é fundamental para que possamos desenvolver melhor a estratégia antes de ampliá-la para outras unidades. É uma iniciativa que tem tudo para dar certo, aliando esporte e hábitos de vida saudáveis, que podem contribuir, inclusive, para redução do uso de medicamentos pelos participantes”, explica.

“Uma das principais bandeiras da nossa gestão é promover a saúde e a qualidade de vida da população de Cachoeiro. Um exemplo são as academias ao ar livre Viva Mais, para incentivar as atividades físicas. Nossa intenção é cuidar da vida das pessoas, humanizar os serviços e proporcionar uma vida mais saudável. A UQV vem para nos ajudar nesse propósito”, frisou o prefeito Victor Coelho, que esteve na abertura oficial da UQV do Vila Rica, nesta terça.

A solenidade também contou com participação da representante do Cref, Suellen Torres, e de Cintia Schiavini, que dará apoio técnico ao projeto.