Prefeitura investe na extensão do Pronto Atendimento Infantil

A unidade funcionará das 7h às 19h, todos os dias, no prédio do hospital do Aquidaban

O atendimento médico de urgência e emergência para crianças vai ganhar reforço em Cachoeiro. Nesta quarta-feira (12), será aberta, no prédio do futuro hospital materno infantil do Aquidaban, uma extensão do Pronto Atendimento Infantil (PAI), serviço contratado pela prefeitura e prestado pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa).

A unidade funcionará das 7h às 19h, todos os dias, e será referência para quem mora do lado esquerdo do rio Itapemirim, em bairros como Village da Luz, Novo Parque, Nossa Senhora da Penha e o próprio Aquidaban.

A solenidade de inauguração, nesta quarta, será às 11h e contará com a presença do prefeito Victor Coelho, da secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, e de representantes do Hifa. O atendimento ao público terá início às 7h.

A extensão tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças por dia. Vinte e cinco funcionários e dois médicos vão garantir a assistência a crianças de 0 a 12 anos, em casos que demandem atendimento imediato, pela gravidade da situação.

Segundo o superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, a medida foi necessária como estratégia para reduzir filas e tempo de espera no Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, que tem capacidade para atender entre 120 e 140 crianças por dia e, no entanto, nos últimos meses, chegou a registrar número superior a 250 pacientes.

De acordo com o Hifa, esse aumento da procura pelo serviço resultou do crescimento de casos de infecções virais, dengue e doenças respiratórias.

“Esse é mais um importante investimento que estamos fazendo para ampliar e melhorar os serviços do PAI. Desde o fim de 2017, a unidade do Sumaré passou a funcionar 24 horas. Agora, diante desse quadro, que nos exige uma ação urgente, fizemos um novo aporte, para garantir a extensão do serviço, em benefício das nossas crianças”, salienta o prefeito Victor Coelho.

De acordo com a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, a princípio, a extensão do PAI vai funcionar por três meses. “Nesse período, vamos acompanhar a evolução dos atendimentos e avaliar, junto ao Hifa, se será necessário e viável prolongar o funcionamento desse serviço complementar”, frisa.

A secretária também ressalta que é fundamental para o bom funcionamento do serviço que ele seja utilizado apenas quando o caso for realmente grave, quando não pode haver espera. “Os demais casos devem ser tratados nas unidades básicas de saúde dos bairros, pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, e pelos pediatras da Policlínica Bolívar de Abreu, que agora faz agendamento on-line para as consultas dessa especialidade”, lembra.

Depois das 19h, a orientação é que os pais da região contemplada pela extensão do PAI busquem atendimento na unidade do bairro Sumaré.

Quando procurar o Pronto Atendimento Infantil (PAI):

Casos de emergência (situação crítica e atendimento imediato) – Ex.: hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva.

Casos de urgência (atendimento em curto prazo) – Ex.: luxação, torção, fratura grave e dengue.