Licitação

Lançado edital para construção da nova unidade de saúde do Vila Rica

Construção será erguida em terreno na esquina da rua Papa João Paulo I com a avenida Nossa Senhora da Consolação
Foto: Projeto/PMCI

Os moradores do bairro Vila Rica e região ganharão uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O edital para contratação de empresa para execução da obra foi lançado nesta semana pela Prefeitura de Cachoeiro.

A sessão pública de licitação está marcada para o próximo dia 10 de novembro, às 13h, no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães” (avenida Brahim Antônio Seder, nº 96, 3º andar).

De acordo com o projeto, a estrutura será construída em terreno situado na esquina entre a avenida Nossa Senhora da Consolação e a rua Papa João Paulo I e terá farmácia; sala de imunização; quatro consultórios médicos e um odontológico; sanitário acessível; sala de curativos; dentre outros espaços. Será a primeira UBS de Cachoeiro com sistema de energia solar.

O valor total estimado da contratação do serviço é de R$ 2,1 milhões, investimento que será feito com recursos municipais e de emenda parlamentar federal. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído nos primeiros meses de 2023, para posterior autorização de início das obras.

“A nova UBS do Vila Rica será de porte II. Comportará um número maior de profissionais em relação à estrutura atual e passará a oferecer atendimento odontológico. Nosso objetivo é, sempre, aperfeiçoar a atenção básica em saúde no nosso município, oferecendo um serviço de cada vez mais qualidade ao cidadão”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

“Esse é um importante investimento para melhorarmos o atendimento na área da saúde em uma das regiões mais populosas da cidade. Faz parte do projeto de qualificação da nossa rede municipal de saúde, que tem passado por uma grande transformação, com várias unidades sendo reformadas e outras, construídas”, avalia o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Melhorias nas UBS

Até que a nova UBS do bairro Vila Rica fique pronta, a Prefeitura tem realizado melhorias no imóvel que, atualmente, abriga a unidade de saúde da região. Entre as intervenções estão a troca de vasos sanitários, revisão da parte elétrica e construção de rampa de acessibilidade.

As UBS dos bairros Jardim Itapemirim e Soturno também recebem manutenções em suas estruturas. Já no interior, estão em andamento obras de reformas das unidades dos distritos de Itaoca e Córrego dos monos

No bairro Zumbi, está sendo construída uma nova UBS. De porte III, a unidade será a maior da região sul capixaba. Já no Ferroviários, por meio de parceria com a Multivix e o governo estadual, foi autorizada, nesta semana, a reforma do prédio do antigo Detran, para instalação de uma nova unidade de saúde para a região.