Prefeitura lança OP 2013 e autoriza mais uma obra

O lançamento do Orçamento Participativo (OP) 2013 de Cachoeiro de Itapemirim reuniu na noite dessa quinta-feira (29) moradores e lideranças comunitárias e políticas na praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim e trouxe mais boas notícias para a população do município.

O prefeito Carlos Casteglione entregou durante a solenidade as obras do muro de contenção e da rede de drenagem na rua Jovelino Paiva de Azevedo, escolhida via OP. Os serviços beneficiam outras três ruas no bairro Basileia.

Ainda na ocasião, Casteglione assinou ordem de serviço para mais uma obra eleita via OP: a drenagem e a pavimentação das ruas Adinalda Inácia Dias e Jair Coelho, no bairro Bom Pastor.

“Já são mais de 160 obras entregues em Cachoeiro, incluindo as escolhidas via Orçamento Participativo. Além disso, temos um conjunto de obras em parceria com os governos federal e estadual. Somando àquelas em execução e às do PAC, por exemplo, temos mais de 300 obras garantidas em quatro anos. Nunca antes se viu tamanho esforço em prol de Cachoeiro. Estamos trabalhando desde 2009 para construir uma cidade melhor, e estou muito feliz com essas vitórias conquistadas com a participação popular”, comemorou Casteglione.

A secretária municipal de Gestão Estratégica, Mara Tosato, reafirmou a garantia de R$ 45 milhões para a realização, durante este ano, de mais obras eleitas no OP. “A comunidade em Cachoeiro ajuda a construir um jeito novo de governar. E é uma forma eficaz, que produz resultados. Prova disso é que os recursos estão garantidos para fazer todas as obras eleitas pelo OP”.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito Braz Barros, secretários municipais, os vereadores Gildo Abreu, Joana D’Arc, Professor Léo, David Loss e Jonas Nogueira, o presidente do PT no estado, José Roberto Dudé, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo e o deputado estadual Rodrigo Coelho, então secretário municipal de Governo na época da implantação do OP em Cachoeiro.

“Essa ferramenta efetiva o que é fazer política em favor da população. O objetivo é transformar a vida das pessoas para melhor. Por isso me orgulho em dizer que a maioria das obras escolhidas pelos moradores já estão entregues ou encaminhadas”, disse Rodrigo Coelho.

Reuniões preparatórias começam nesta sexta (30)

A primeira fase do OP é composta por reuniões preparatórias, que serão realizadas em todas as 13 regiões definidas pelo programa. Nesses primeiros encontros, os moradores têm acesso a esclarecimentos sobre a metodologia e os critérios.

A fase neste ano vai até 27 de abril e começa pela localidade de Santa Fé de Cima, nesta sexta-feira (30), para os moradores da Região 13, que compreende também o distrito de Córrego dos Monos e a localidade de São Joaquim.

Já as plenárias regionais serão realizadas de 3 a 17 de maio. Nelas os moradores elegem as prioridades para o município e seus conselheiros, além de definir o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais.

Participe do OP 2013!
Programação das Reuniões Preparatórias do OP 2013
Horários: de segunda a sexta-feira, credenciamento a partir de 18h e início às 19h
Aos sábados, credenciamento a partir das 14h e início às 15h