Melhoria contínua

Prefeitura lança Programa de Formação Anual de Servidores

Cursos, treinamentos e palestras serão ofertados aos servidores durante 2022
Foto: Patrícia Pim/PMCI

A Controladoria Geral do Município (CGM) de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, realizou, na segunda-feira (2), o lançamento do Programa Anual de Formação de Servidores, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão pública por meio do crescimento pessoal e profissional dos servidores públicos.

“Ao planejar esta formação, buscamos olhar para os nossos servidores e servidoras de forma mais acolhedora e abrangente, buscando conhecer suas forças e suas vulnerabilidades, para assim, ajudá-los a potencializar e compartilhar seus conhecimentos em prol do bem comum. Estamos engajados em um processo de colaboração, de melhoria contínua e de muito aprendizado”, explica Kédyma Marques, subsecretária de Integridade e Transparência e coordenadora do programa.

A programação da formação contempla cursos, treinamentos e palestras, que serão ofertados durante o ano de 2022, abordando temáticas relevantes para todas as áreas da gestão pública municipal, como gestão de pessoas, liderança, transparência, controle interno, organização e planejamento, inteligência emocional, dentre outras.

Presente na abertura, o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa, gostou da iniciativa e aproveitou para sugerir uma proposta de repasse de informações dentro das secretarias. “É importante incentivar que servidores que estão há mais tempo, dentro dos setores, repassem informações e conhecimentos para aqueles que estão chegando. Isso vai ajudar a fluir os serviços”, disse.

“Formações como essas são essenciais para que possamos crescer como servidor. Sempre temos algo a mais para aprender e, no final, quem ganha é a população”, completa a subsecretária de Desenvolvimento Social, Claudineia Debona.

Ainda na tarde de segunda, como parte da programação, foi realizada uma palestra em comemoração ao Dia Nacional da Ética. Aos participantes, foi apresentado o Código e a Cartilha de Ética dos agentes públicos de Cachoeiro.

“Este projeto é fundamental não só para difundir conhecimentos e capacitar o servidor, como, também, para fortalecer o sentimento de pertencimento nas organizações, aumentando o engajamento e a responsabilidade de todos os servidores na gestão pública”, comenta a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.