Confira

Procon de Cachoeiro dá dicas para economizar nas ceias de fim de ano

Pandemia requer cuidados com a saúde e também com o bolso
Foto: Ilustrativa

Com o Natal e Ano Novo chegando, muitas famílias estão de olho nas compras para as ceias de fim de ano. Para ajudar nessa ação, o Procon municipal dá algumas orientações que podem ajudar quem quer economizar e evitar uma conta indigesta no fim do ano, quando os gastos das famílias aumentam consideravelmente.

A primeira delas é planejar: fazer uma lista com os produtos que pretende adquirir, levando em consideração o número de pessoas que pretende receber, evita perda de tempo e dinheiro. Em seguida, é hora de pesquisar preços, em diferentes supermercados e encartes, e de ficar atento ao valor cobrado na hora de passar no caixa, pois todo estabelecimento precisa cumprir a oferta que faz.

Uma opção interessante são as feiras livres, que podem oferecer valores mais atraentes e produtos frescos. Outras dicas interessantes são a substituição de marcas famosas, a aquisição de produtos nacionais e a opção por receitas alternativas, que levem, em sua composição, produtos menos tradicionais da época, já que isso pode contribuir para baratear muito o custo.

Algumas famílias, além de todos esses cuidados, também têm optado pelas ceias no estilo americano, em que cada um leva um prato. Assim, todo mundo se diverte e não pesa para ninguém.

“Esses cuidados são importantes, pois, apesar de muitos receberem 13º salário e haver um incentivo ao consumo nessa época, a hora é de cautela. O consumidor deve ter em mente que o pagamento das contas deve ser prioridade para não se endividar. Além disso, o início de ano é marcado por algumas despesas como rematrícula; compra de material escolar; pagamento de IPVA, IPTU, dentre outras”, lembra o coordenador do Procon de Cachoeiro, Oswaldo Antônio de Souza,

Pandemia pede cuidado extra na hora da compra

É bom lembrar que, em época de pandemia de Covid-19, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Vá às compras de máscara e, se possível, leve álcool em gel sempre que tocar em uma superfície ou produto que possa estar infectado. Escolha estabelecimentos higienizados e que vendam produtos de origem conhecida, de acordo com as normas preconizadas pela Vigilância Sanitária.

Antes de colocar no carrinho, verifique informações como prazo de validade; carimbos de inspeção; se as bebidas estão com os respectivos lacres e, no caso de produtos em lata, se a embalagem não está rasgada, enferrujada, estufada ou furada. Depois de passar no caixa, peça e guarde a nota fiscal.

Na hora da ceia, é importante evitar aglomerações; manter o distanciamento social; usar máscara antes e depois de comer e higienizar mãos e superfícies.

Fale com o Procon

O Procon de Cachoeiro está localizado na rua Bernardo Horta, no bairro Maria Ortiz. Para esclarecer dúvidas, o consumidor pode entrar em contato por meio dos telefones (28) 3155-5262 ou (28) 3155-5276. O órgão funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h. Atendimento presencial, apenas previamente agendado.