Atenção, consumidor!

Procon de Cachoeiro divulga pesquisa de preços de itens para a ceia de Natal

As tradicionais aves, como o Peru, são itens muito procurados nesta época do ano
Foto: Reprodução/Web

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim divulgou, na última quinta-feira (15), uma pesquisa de preços com alguns dos principais itens consumidos nas ceias natalinas. Azeite, azeitona, palmito, cereja em calda, uva passa, damasco e nozes fazem parte dos 30 itens cotados em 10 supermercados da cidade. A lista completa já está disponível no site da prefeitura e pode ser conferida ao clicar no endereço eletrônico www.cachoeiro.es.gov.br/procon/pesquisas-de-precos-procon/ceia-de-natal.

O coordenador do Procon municipal, Fabiano Pimentel, afirma que a pesquisa tem como objetivo ajudar o consumidor a economizar, em uma época em que a alta dos preços dos alimentos pode influenciar na ceia de algumas famílias. Além de sugerir a consulta à lista, ele também dá outras dicas importantes para quem quer evitar os gastos desnecessários.

“O primeiro passo para economizar está no planejamento das compras. Antes, o consumidor deve fazer uma lista com os produtos que pretende adquirir, o que evita gastos desnecessários”, orienta.

Com ela em mãos, ele conta que também vale pesquisar o preço dos produtos em encartes, propagandas e outros meios de comunicação; substituir ingredientes típicos por outros mais em conta nas receitas e até testar marcas menos famosas.

No caixa, é importante ficar atento ao preço que está sendo cobrado pelo produto. Se for constatada divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor tem direito a pagar o menor preço.

Higiene é ponto a ser observado

Um cuidado especial na hora das compras deve estar relacionado às condições de higiene do estabelecimento e dos atendentes para evitar a compra de produtos contaminados, principalmente, os mais perecíveis que podem causar doenças e intoxicações alimentares. “É importante, também, sempre verificar a validade dos produtos e as informações contidas no rótulo, que devem trazer dados importantes como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem e fabricante ou produtor” – frisa o coordenador

As condições das embalagens também não podem passar desapercebidas. Elas não devem estar amassadas, rasgadas, enferrujadas, estufadas ou furadas, pois podem indicar a deterioração do alimento ou presença de insetos. Na compra de bebidas, verifique se o lacre não está rompido ou mesmo ausente e se a garrafa ou lata apresenta vazamento ou rachaduras. As carnes, aves e peixes também merecem cuidados especiais.

Para produtos vendidos a granel, verifique se há informações de validade, procedência, peso, quantidade. Verifique a aparência do alimento. Recuse produtos mal acondicionados, verifique a presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Produtos alimentícios em geral devem sempre ter informações de procedência e validade.

Fale com o Procon

Para atendimento e esclarecimentos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Cachoeiro, por meio do telefone (28) 3155-5362 ou procurar atendimento presencial, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. O horário de funcionamento é das 12h às 17h.